Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

9 Tipos de Serviços Informáticos – Qual precisa?

Quando os equipamentos tecnológicos que utiliza no seu dia a dia dão problemas, é normal que não saiba exatamente qual é a origem do defeito. No entanto, consegue dar pistas ao técnico de forma a facilitar-lhe a tarefa de encontrar uma solução.

Se o informático conseguir ter a noção exata do que está a acontecer com o seu equipamento é-lhe mais fácil descobrir a melhor solução. Além disso, irá conseguir apresentar-lhe um orçamento mais rigoroso e adequado ao seu problema.

Por isso, se está com problemas, mas não sabe exatamente que serviço precisa, descubra a seguir os mais comuns e aprenda a reconhecer as suas necessidades.

 

1 – Serviço de formatação e reinstalação

A formatação do computador é o primeiro serviço informático que a maioria das pessoas se lembra quando o equipamento começa a dar problemas. Por isso, é um dos mais solicitados e, em muitos casos, consegue resolver boa parte das queixas.

A formatação consiste numa limpeza profunda dos softwares do computador. Com o passar do tempo, acumulamos muitos programas e aplicações que raramente utilizamos. O computador pode ter ficheiros maliciosos que podem estar escondidos nos ficheiros que descarregamos da internet.

Normalmente, isto provoca a lentidão computar ao executar as suas atividades do dia-a-dia e outros transtornos que podem prejudicar a sua privacidade e segurança.

Basicamente, a formatação consiste numa reinstalação do sistema operativo, o que exige a limpeza total de tudo o que tem instalado e guardado no seu computador.

Outro caso que pode exigir uma formatação é quando o seu sistema operativo se torna obsoleto por ser uma versão que já não tem atualizações de segurança. Nestes casos, a reinstalação para uma versão mais recente torna-se necessária para melhorar a experiência do utilizador e aprimorar a proteção contra os perigos relacionados com vírus, malware, ect…

 

tipos, serviços, informáticos, escolher

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/pc-hardware-homem-5737958/

2 – Serviço de limpeza do hardware

O seu computador está muito lento, principalmente quando utiliza programas mais pesados ou jogos. No entanto, as suas características de hardware são capazes de aguentar facilmente esses processos mais exigentes. Então, o problema pode ser muito mais simples do que parece e uma limpeza interna poderá resolvê-lo.

Tal como os outros objetos que temos em casa ou no escritório, o nosso computador fixo ou portátil também acumula pó. No entanto, ao contrário dos outros objetos, nos computadores não conseguimos ver facilmente essa sujidade porque fica impregnada nos seus componentes internos responsáveis, por exemplo, pela refrigeração.

Quando o pó se acumula nas peças internas, o bom funcionamento do computador fica bastante comprometido. Um dos problemas mais comuns é a sujidade acumulada nos coolers do computador. Ou seja, nas pequenas ventoinhas responsáveis por manter o computador dentro da temperatura adequada.

Se o cooler (ventoinha) estiver sujo, o computador pode reduzir automaticamente o seu desempenho com o objetivo de evitar o super aquecimento. O objetivo é evitar que os componentes ultrapassem a temperatura máxima de funcionamento e simplesmente queimam.

Para tentar evitar isso, o computador reduz automaticamente o seu desempenho de forma a gerar o mínimo possível de temperatura. Muitas vezes nesse processo bloqueia ou desliga-se apresentando o temido ecrã de erro azul.

De facto, pode fazer a limpeza do seu computador em casa, mas o melhor e o mais recomendado será mesmo pedir ajuda a um técnico de informática especializado.

Lembramos que os componentes internos do seu computador são muito sensíveis. Qualquer erro cometido, por exemplo, durante a desmontagem, pode danificar um componente interno e trazer-lhe mais prejuízos que o custo de uma limpeza realizada por um profissional.

Além disso, os especialistas têm todos os materiais adequados para realizar tais limpezas. A comodidade também é uma vantagem, pois não precisará de abrir o seu computador, limpar tudo, sujar a sua casa e depois voltar a montá-lo.

No informatico.pt damos sempre 3 meses de garantia dos nossos serviços técnicos o que lhe dá uma tranquilidade que não terá se o fizer noutro local.

 

3 – Serviço de reparação de componentes

Tanto os computadores como os smartphones possuem diversos componentes internos essenciais para o seu correto funcionamento. São componentes como o processador, memória, disco rígido, placa de vídeo, placa mãe, entre outros.

Em alguns casos, os seus utilizadores pensam que o seu equipamento se estragou de forma irreversível. No entanto, apenas um destes componentes está com um defeito que compromete o funcionamento de todo o equipamento.

Lembre-se que uma falha num dos componentes do seu equipamento pode apresentar diferentes sintomas no seu mau funcionamento. Por isso, é fundamental procurar por um serviço de reparação e apresentar todas as suas queixas em relação ao equipamento.

Com alguns testes, os técnicos conseguirão descobrir qual das peças está defeituosa e, então, repará-la ou substituí-la. Este procedimento é sempre muito mais barato do que trocar o equipamento por um novo.

Quanto mais preciso e detalhado conseguir descrever os sintomas do seu equipamento mais rápido e fácil será o diagnóstico e a reparação do problema.

Quando vamos ao médico para nos resolver um problema de saúde não dizemos apenas que estamos doentes. Se queremos que o problema seja resolvido rapidamente, tentamos queixar-nos sempre o mais detalhado possível para que o médico consiga fazer um diagnóstico correto. Caso contrario o médico terá de fazer uma bateria de exames para conseguir descobrir (se descobrir) porque nos queixamos que estamos doentes.

 

4 – Serviço de reparação do ecrã

De facto, os problemas relacionados com o ecrã do nosso equipamento, podem ser dos mais assustadores, porque muitas vezes ficamos impedidos de os utilizar. São problemas que não atingem apenas os computadores e os smartphones, mas também as televisões, os relógios inteligentes e até os porta-retratos digitais porque têm um ecrã semelhante ao dos outros equipamentos.

Normalmente quando surge algum problema deste tipo, a preocupação é quase instantânea. Afinal, o ecrã é o componente que nos permite a interação com o equipamento. Em alguns casos, é difícil perceber se o problema é apenas um defeito no ecrã. Fazem-se diagnósticos errados, partindo do princípio que o ecrã está danificado quando, na verdade, é outro componente interno ou o equipamento queimou por completo.

Por isso, é importante saber identificar os sinais do equipamento e os sintomas de que o seu utilizador que queixa, antes de fazer algum tipo de diagnóstico. O técnico pode fazer alguns pequenos testes relacionados, por exemplo com o botão de ligar do equipamento, se está a ser reconhecido por outros equipamentos na rede, etc…

Mas, se o funcionamento aparentemente é normal, mas continua sem aparecer nenhuma imagem no ecrã, como se não estivesse ligado, é muito provável que o problema seja uma avaria no ecrã. Ou seja, um equipamento com o ecrã completamente preto, mas com sinais de que está a funcionar, indica que é necessário fazer a reparação ou substituição do ecrã.

Infelizmente, trata-se e um serviço normalmente mais caro que o habitual por causa das especificidades de cada modelo de equipamento. No entanto, não deixa de ser mais barato que a troca do equipamento por um novo.

De facto, os problemas no ecrã podem ter diferentes níveis de gravidade. Podem ser apenas alguns pixels queimados, normalmente visíveis quando essa zona do ecrã fica preta. Quando isso acontece, infelizmente não há muito a fazer porque a reparação desses pixeis é difícil ou impossível. Aliás, muitas vezes esses pixels queimados, espalham-se pelo ecrã inteiro, o que obriga à sua substituição.

Também é comum aparecerem umas linhas no meio do ecrã, que comprometem a visualização das imagens e que também costumam ser irreparáveis.

Normalmente estes problemas surgem quando o equipamento sofre uma queda ou um forte impacto. Por isso é importante que quando procura ajuda de um técnico seja o mais sincero possível para despistar outro tipo de avarias mais graves que a simples substituição de um ecrã danificado por causa de uma queda.

 

tipos, serviços, informáticos, escolher

Fonte: https://pxhere.com//en/photo/545994

 

5 – Serviços de cibersegurança

A segurança virtual, ou cibersegurança, tornou-se cada vez mais importante nos dias que correm. Sobretudo quando muitos dos aspetos da nossa vida dependem dos serviços virtuais. Como por exemplo nas compras online, em que os nossos dados bancários podem estar em risco de serem roubados por alguém mal-intencionado.

Uma falha na segurança nos seus equipamentos informáticos pode causar um prejuízo financeiro enorme se os hackers tiverem acesso aos seus cartões e contas bancarias. Mesmo que Portugal seja uma grande referência em segurança virtual, todo o cuidado é pouco.

Então, nunca subestime a importância deste tipo de serviço sobretudo se os seus equipamentos denotam um comportamento estranho. Ou seja, fique alerta se notar que o seu equipamento está com uma lentidão sem nenhum motivo aparente. Ou então se lhe parece que começou a agir sozinho como se estivesse a ser controlado por outra pessoa.

Nesses casos é muito provável que tenha sido vítima de um ataque informático e que a sua cibersegurança esteja comprometida. Recomendamos que faça imediatamente uma busca completa de ameaças.

Para isso deve utilizar no seu equipamento um dos softwares antivírus disponíveis no mercado e depois passar a seguir as dicas que publicamos para manter a sua segurança e privacidade online intactas.

No entanto, muitos desses softwares são insuficientes para conseguir lidar eficazmente com as ameaças mais recentes. Por isso, o ideal é procurar por um serviço profissional especializado para não ter surpresas indesejadas.

Se solicitar este tipo de serviço ficará não só com o seu equipamento limpo de ameaças eletrónicas como também mais protegido para o poder continuar a utilizar. Isto porque, quando o serviço é prestado de maneira completa, são atualizados e instalados softwares capazes de o proteger contra potenciais perigos.

 

6 – Serviços de configuração da internet

Se o seu equipamento informático funciona normalmente, mas a sua experiência na internet é horrível por causa da lentidão, então, provavelmente o serviço que precisa está relacionado com a manutenção da sua rede de internet.

São vários os possíveis problemas que podem estar na origem da lentidão do seu serviço de internet. Alguns deles são muito simples de resolver através da alteração das configurações no seu router ou na placa de rede do seu próprio equipamento. No entanto, o mais recomendado é procurar a ajuda de um profissional, porque uma configuração errada pode prejudicar ainda mais a sua navegação online.

Porém, há casos em que o problema é mais grave e envolve diversas questões relacionadas com a sua infraestrutura da rede. O problema pode ter origem em defeitos relacionados com os cabos da operadora do serviço de internet. Ou então com os seus próprios cabos de rede que ligam o seu router ao seu equipamento.

O procedimento correto será testar cada uma dessas ligações de forma a despistar qualquer problema relacionado com a infraestrutura que possa estar a prejudicar a qualidade do seu serviço de internet.

Ou seja, deve testar o funcionamento de cada componente da rede de forma a tentar identificar o local exato do problema. Com isso, irá perceber se realmente precisa de contratar um técnico de informática ou então solicitar uma reparações à sua operadora.

 

7 – Serviço de montagem de computadores

Sim, o serviço de montagem de computadores é muito comum nos dias de hoje. Muitos utilizadores optam por comprar separadamente os componentes de um computador para depois os montarem. Basicamente por isso ficam mais barato que comprar um computador já “assemblado” vendido nas lojas.

Mas, nem todos têm os conhecimentos técnicos necessários para adquirir as melhores peças para construirem o seu computador ideal. Nesses casos, recorrem aos técnicos de informática para lhes fazerem esse serviço.

Normalmente os informáticos tentam saber junto do cliente quais são as suas necessidade e qual a utilização que irão dar á sua maquina de forma a perceberem quais os componentes que devem escolher.

Com isso deixará de gastar dinheiro em componentes com características que depois não irá utilizar. Ou seja, evitará algumas frustrações relacionadas com a sua experiência na utilização do equipamento porque estará adequado às suas reais necessidades.

A escolha dos componentes de um computador pode parecer alguma coisa simples que não precisa de grandes conhecimentos. Mas, se pensa assim, desculpe, mas está redondamente enganado.

Pelo simples facto de que os componentes de um computador terem de funcionar em sintonia como uma orquestra. Ou seja, têm de ser compatíveis entre si de forma a conseguirem o máximo de rendimento uma dos outros. Se tem dúvidas o melhor mesmo é contratar um profissional que o ajude com essa seleção.

Depois de escolher os componentes, é também importante procurar um profissional que os saiba montar corretamente dentro da caixa do seu computador. Se não possui conhecimento técnico no assunto e tenta montar por conta própria vendo vídeos e tutoriais na internet, pode cometer erros muito graves que comprometem toda a sua experiência.

O ideal é antes de pensar em criar o seu próprio computador reservar uma parte do orçamento para o serviço de um técnico especializado para o ajudar a escolher os componentes e a monta-los na sua nova caixa.

 

8 – Serviços de instalação elétrica

Reconhecemos que a infraestrutura elétrica de uma casa ou do escritório de uma empresa pode comprometer a utilização dos seus equipamentos eletrónicos. Ou seja, caso exista algum tipo de problema com a parte elétrica do local, os equipamentos que lhe são ligados podem ter falhas ou avarias.

Por vezes o problema passa apenas pelo correto dimensionamento da rede elétrica. Cada equipamento, devido às suas características técnicas, tem um consumo diferente. Por isso, é importante que a rede eletrifica esteja bem dimensionada para conseguir responder a essas necessidades.

O que acontece muitas vezes é termos ligados muitos equipamentos no mesmo ponto de energia, o que faz com que seja sobrecarregado e comece a falhar, comprometendo o funcionamento dos equipamentos elétricos que lhe estão ligados.

Além disso, os equipamentos elétricos devem estar protegidos contra os picos de corrente elétrica, sobretudo dos equipamentos mais sensíveis como os computadores fixos que estão ligados diretamente à corrente elétrica.

Nesses casos é importante utilizar um equipamento de proteção UPS que ajuda não só a proteger dos picos de corrente como também das falhas de energia que fazem com que os computadores se desliguem abruptamente.

Lembramos que em especial os computadores, apesar das fontes de alimentação atuais já terem alguma proteção, continuam a ser bastante sensíveis aos problemas elétricos.

Resumindo, a melhor solução para estes casos é procurar dois diferentes tipos de serviços. O serviço de um informático e o serviço de um eletricista quando for por exemplo necessário redimensionar a rede elétrica.

Se trabalharem em conjunto irão conseguir oferecer-lhe as melhores propostas para que o desempenho e a segurança dos seus equipamentos estejam asseguradas.

 

tipos, serviços, informáticos, escolher

Fonte: https://unsplash.com/photos/FlPc9_VocJ4

 

9 – Serviços de consultadoria técnica

Praticamente todos os serviços descritos até agora podem ser solicitados tanto por utilizadores particulares como por empresas. O importante mesmo é que tudo funcione de acordo com as recomendações técnicas atuais.

Além disso, também é importante que tos utilizadores tenha a formação e os conhecimentos técnicos suficientes para conseguirem utilizar adequadamente os seus equipamentos.

Por isso, o serviço de consultoria técnica que ajuda na implementação de tecnologias tornou-se cada vez mais importante. Os técnicos responsáveis por este tipo de serviços conseguem adequar os equipamentos aos utilizadores e os utilizadores aos equipamentos.

Ou seja, evitam que aconteçam acidentes, aumentam o tempo de vida útil dos equipamentos, previnem os ataques de segurança que tanto ameaçam os nossos dados entre outras coisas.

Basicamente, conseguem guiar os gestores das empresas e os utilizadores particulares na utilização adequada das tecnologias de informação, quer sejam equipamentos como programas e telecomunicações.

Conseguem ajudar na escolha dos serviços técnicos mais adequados para as reais necessidades dos utilizadores. Quer sejam serviços de instalação e configuração, manutenção e atualização ou reparação e recuperação.

Tal como vamos ao médico quando temos um problema de saúde também devemos recorrer a um profissional especializado quando precisamos de uma opinião relacionada com tecnologia.

Muitas das vezes teríamos poupado tempo, dinheiro e frustrações se antes de decidirmos sobre um assunto relacionado com tecnologia pedíssemos a opinião a um técnico que certamente terá mais conhecimentos sobre o assunto que nós.

 

Serviços Técnicos no Informatico.pt

No informatico.pt disponibilizamos um conjunto de serviços informáticos que correspondes à maioria das situações requisitadas pelas empresas. Consulte-nos, temos vários anos de experiência em serviços e suporte técnico informático a particulares e empresas!

Manutenção e reparação de equipamentos informáticos

O seu computador ou portátil da sua empresa não funciona ou já não está tão rápido como quando o comprou? No informatico.pt serão realizadas todas as ações para otimizar e reparar os seus equipamentos, seja nas suas instalações ou no nosso centro de reparações.

Instalação de redes informáticas, servidores e periféricos

Técnicos qualificados capazes de realizar serviços de instalação e configuração de impressoras, computadores, portáteis, routers e outros periféricos em rede.

Instalação de aplicações diversas e sistemas operativos

Temos serviços de instalação de programas diversos nos equipamentos informáticos. Reinstalação de sistemas operativos com realização de cópias de segurança.

Manutenção preventiva a equipamentos informáticos

Previna-se dos problemas informáticos com a realização de manutenção a PC’s e Portáteis. Limpeza interna, manutenção de sistemas, verificação de vírus e adwares, etc.

Suporte técnicos aos utilizadores

Aproveite o nosso serviço de assistência técnica local e remota aos seus colaboradores aos melhores preços do mercado com garantia de qualidade. Se não resolvermos não tem de pagar.

Suporte ao software faturação SAGE e Moloni

Formação, instalação, parametrização, assistência e comercialização de software de faturação SAGE e Moloni. Somos parceiros SAGE e revendedores Moloni. Contacte-nos e conheça as nossas condições mais vantajosas.

Implementação cibe segurança e cópias de segurança

Os seus dados são importantes! Implementamos medidas de segurança e backups, salvaguardando os seus dados pessoais e os dados críticos da sua Empresa!

Recuperação de Dados

Eliminou dados importantes, o disco do seu computador avariou ou outro incidente impediu o acesso aos seus dados? Através de recursos próprios e de parcerias estabelecidas com os melhores laboratórios de recuperação de dados do Mundo, recuperamos dados dos mais variados suportes danificados.

Remoção de vírus informáticos

Removemos vírus, utilizando ferramentas profissionais, implementamos medidas de segurança e recuperamos o funcionamento corretos dos sistemas afetados.

Manutenção e desenvolvimento de paginas de internet

Tem um site que não está a funcionar corretamente ou necessita de uma página de internet que seja a imagem do seu negócio? Desenvolvemos Páginas de Internet à medida e realizamos manutenção a sites já existentes.

Marketing Digital

Lançou um site na Internet e agora? Vai esperar que descubram o seu negócio no meio de milhões de páginas existentes na Internet? O Marketing Digital é indispensável para assegurar visibilidade na Internet. Realizamos um conjunto de estratégias direcionadas à promoção do seu negócio na internet.

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

.

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Responder

O seu endereço de email não será publicado.

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

×