Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado

Nada pode prejudicar mais a reputação de um autor do que uma acusação de plágio. Aliás, já em tempos publicamos um artigo relacionado com esta prática tão conhecida no mundo online, normalmente conhecida como plagio.

Nunca é demais relembrar que a maioria dos problemas relacionados com plágio acontece sem intenção. Como, por exemplo, as citações incorretas ou sem a indicação do autor, podem ser consideradas plágio.

Infelizmente, a prática de plágio é cada vez mais comum. Mas isso não faz com que deixe de ser uma atividade anti-ética e pode causar diversos transtornos a quem o pratica.

Por isso, sempre que escrevemos, é importante verificarmos se o conteúdo não é igual ao conteúdo de algum site ou de algum artigo de um blog.

Quer sejamos nós ou não os autores do artigo, é necessário sempre utilizar uma ferramenta de verificação de plágio.

Além disso, se estiver a trabalhar com redatores, é importante certificar-se de que o conteúdo que lhe foi enviado não seja copiado para evitar qualquer penalização do Google em termos de SEO.

Neste artigo, vamos listar algumas das ferramentas mais úteis para a verificação de plágio online, sobretudo para os autores de blogs.

Mas antes de mostrar a lista, vamos discutir o que é o plágio e, porque devemos retirar sempre o conteúdo copiado dos blogs.

 

O que é plágio?

De acordo com o dicionário, “Plágio é a utilização por pessoas do trabalho ou das ideias de outros autores em publicações próprias como se fossem delas”.

Em palavras simples, é copiar o trabalho de outra pessoa como se fosse seu, sem o reconhecimento total do verdadeiro autor.

É uma atividade completamente ilegal e considerada como uma violação da propriedade intelectual.

 

Porque devemos apagar o conteúdo copiado?

O conteúdo copiado confunde os motores de busca e força-os a fazerem escolhas entre as páginas com conteúdo idêntico para as marcarem como primeiros SERPs.

SERP é uma lista de resultados de pesquisas feitas na Internet. É também conhecida como Search Engine Results Page ou apenas página de resultados dos motores de busca.

Mas, voltando ao assunto deste artigo. Independentemente de quem criou o conteúdo, há uma grande probabilidade de que o conteúdo original não ser o escolhido para os primeiros resultados dessas listas.

Portanto, é da responsabilidade de cada autor e webmaster procurar por conteúdo copiado antes de publicar o artigo no seu blog.

De facto, ultimamente o Google não penaliza os blogs com conteúdo copiado.

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 1

 

No entanto, ele filtra rapidamente o conteúdo idêntico, o que basicamente tem o mesmo impacto que uma penalização.

Isso de certeza que vai significar uma diminuição da classificação do seu site no mecanismo de pesquisa.

Alguns dos principais motivos para procurar por conteúdo duplicado ou copiado nos blogs são:

  • Utilizar conteúdo copiado em trabalhos académicos, destrói a reputação do aluno
  • O plágio pode fazer com que seja expulso da faculdade sem qualquer aviso
  • Influencia negativamente a classificação nas primeiras páginas dos resultados dos motores de busca
  • Repercussões legais por violação dos direitos de autor

Ou seja, o plagiador pode acabar no tribunal além de prejudicar seriamente a sua reputação.

Assim, para o ajudar a evitar estes constrangimentos, mostraremos a seguir algumas ferramentas que pode utilizar para verificar se está plagiar alguma coisa.

São ferramentas que ajudam sobretudo os autores de artigos de blogs a identificar em poucos segundo conteúdo copiado.

 

5 melhores ferramentas online para verificar plágio

Listamos a seguir alguns dos principais e mais conhecidos sites online gratuitos com sistemas para verificação de plágio:

 

1. Editpad.org

A ferramenta de verificação de plágio desta plataforma permite aos seus utilizadores verificarem rapidamente a originalidade de até 1000 palavras de uma vez.

Quer seja um bloguer ou um estudante, consegue verificar facilmente o conteúdo copiado do seu trabalho utilizando esta ferramenta de teste de plagio.

É uma ferramenta com uma interface simples e tornou-se num verificador bastante conhecido entre os bloguers que precisam de verificar rapidamente a originalidade do seu trabalho.

Para utilizá-la, basta escrever ou então fazer o upload de um ficheiro do seu sistema que pode estar em diferentes formatos.

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 2

 

Esta ferramenta utiliza a mais recente tecnologia de inteligência artificial (IA) para testar o seu texto. Pesquisa em profundidade todas as duplicações nas diversas fontes online.

Depois de verificar o conteúdo, irá demorar alguns segundos até gerar um relatório preciso sobre o texto eventualmente plagiado.

 

Principais Recursos

 

De utilização grátis

O melhor recurso deste testador de plágio é que é totalmente gratuito para todo o tipo de utilização online.

Tudo o que precisa de fazer é aceder ao site, colocar o seu conteúdo e a ferramenta irá começar a verificar se há duplicação de conteúdo.

 

Pode enviar um ficheiro

Além dos recursos de copiar e colar, este testador também tem uma opção incrível para fazer o upload de um ficheiro do seu sistema.

Isso ajudará os sobretudo os bloguers a verificarem mais facilmente se existem duplicações nos seus trabalhos anteriores.

 

Com uma verificação aprofundada

O que mais gostamos neste verificador é que ele já utiliza as tecnologias mais avançadas de IA para encontrar o conteúdo duplicado.

Verifica o conteúdo fornecido e combina-o com todos os recursos e bases de dados online para encontrar algum texto duplicado.

 

Resultados Rápidos

Ao utilizar esta ferramenta, notamos que ela gera em alguns segundos um relatório preciso de texto plagiado.

Também nos mostra de forma simples qual é a percentagem do nosso conteúdo que está ou não plagiada.

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 3

 

Garantias de Segurança

De facto, hoje em dia a privacidade é um dos aspetos mais importantes de todas as ferramentas online. Por isso, neste momento provavelmente está a pensar se é ou não seguro, enviar o seu trabalho para a internet através deste testador de plágio.

Mas fique descansado porque, o que quer que coloque nesta ferramenta, os autores nunca o utilizarão ou venderão a terceiros.

Além disso, eles nunca irão reivindicar a propriedade do seu conteúdo nem nunca o irão guardar nas suas bases de dados.

 

2. Aresearchguide.com

A singularidade do conteúdo é um fator importante da propriedade intelectual.

Este sistema de verificação online, permite aos alunos, investigadores e bloguers confirmarem se há duplicação de conteúdo nos seus trabalhos.

A interface amigável desta ferramenta ajuda os bloguers a identificarem facilmente o conteúdo copiado nos seus artigos.

Tal como a ferramenta anterior, esta também permite aos seus utilizadores escrever ou copiar o texto, ou então carregar um ficheiro do seu sistema.

Para testarmos o funcionamento desta ferramenta, utilizamos parte de um conteúdo aleatório e mostramos-lhe a seguir os resultados obtidos:

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 4

 

Sim, ela conseguiu verificar o conteúdo utilizando as tecnologias de IA e depois gerou um pequeno relatório sobre o texto que identificou como copiado.

 

Principais Recursos

 

Pode enviar ficheiros

Ao utilizar esta ferramenta gratuita de deteção de plágio, percebemos que também tem uma opção para podermos fazer o upload de ficheiros. À semelhança do sistema anterior de verificação de plágio chamado Paraphraser.io.

Ou seja, pode enviar facilmente os seus artigos em formato .pdf, .doc e .txt que esta ferramenta conseguirá fazer o seu trabalho.

 

Destaca o Texto Copiado

Depois de verificar a duplicação do conteúdo que colocamos, a ferramenta gera um relatório de resultados onde destaca o texto copiado a vermelho.

Basicamente, captura todos os exemplos possíveis de paráfrases e combinações de palavras incorretas de forma a apresentar-nos os melhores resultados.

 

Percentagem de plágio

Mas, além de destacar o texto duplicado, também nos mostra a percentagem de texto plagiado, conforme pode verificar pela imagem a seguir:

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 5

 

De utilização gratuita

De facto, uma das melhores características que notamos ao utilizar esta ferramenta é que não temos que pagar nenhum centavo para descobrir conteúdo duplicado.

É totalmente gratuita e fácil de utilizar para todos os fins que precisarmos no nosso dia a dia.

 

Garantias de Segurança

Este detetor de plágio também valoriza a privacidade dos seus utilizadores. Por isso os seus autores garantem que não utilizam ou vendem o trabalho dos seus utilizadores a terceiros.

Além disso, e à semelhança da ferramenta anterior, também não guardam o trabalho que carregamos online, nas suas bases de dados e mantêm a privacidade dos seus utilizadores.

 

3. Seoscrapers.com

Para conseguir descobrir o conteúdo copiado dos seus blogs e outros trabalhos, basta ir a este site e pesquisar no seu testador de plágio.

Esta plataforma fornece um dos detetores de plágio mais recomendados para bloguers, alunos e professores.

Este utilitário permite que os utilizadores verifiquem apenas 2.000 palavras de cada vez e oferece uma opção incrível para verificar apenas três páginas por domínio.

Para tentarmos perceber como o site encontra o conteúdo copiado, copiamos algum conteúdo para a ferramenta e mostramos-lhe a seguir os resultados.

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 6

 

Percebemos que ele divide o resultado em três partes diferentes como únicas, completamente únicas e plagiadas.

 

Principais Recursos

 

Pode excluir um Domínio

Consegue utilizar uma opção incrível para permite excluir alguns domínios específicos enquanto verifica a originalidade do seu conteúdo.

Basicamente serve para que os bloguers possam adicionar os seus próprios domínios de forma a evitarem que nos resultados surjam falsos positivos.

 

Verificar endereços URLs

Com este recurso consegue testar o conteúdo de um qualquer artigo online através apenas do seu endereço URL.

Além disso, também pode utilizar a ferramenta para verificar se há plágio em todo o conteúdo do seu site.

 

Resultados Rápidos

Depois de clicar no botão “Verificar plágio”, irá demorar apenas alguns segundos até aparecer um relatório sobre o texto plagiado.

A ferramenta também nos mostra a percentagem de conteúdo completamente original, conforme pode ver na imagem a seguir:

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 7

 

Disponibilidade

Este testador de plágio online está disponível tanto numa versão gratuita como numa versão. Para conseguirem desbloquear os seus recursos premium, os utilizadores têm de subscrever um dos planos disponíveis.

 

Garantias de Segurança

Sim, o testador de plágio SEOscrapers é totalmente seguro para poder ser utilizado em tudo aquilo que entender.

Os seus autores valorizam a privacidade dos seus utilizadores e não guardam nenhum tipo de texto que carregamos, nas suas bases de dados para depois o disponibilizarem a terceiros.

 

4. Coderduck.com

Coderduck é uma plataforma muito conhecida entre os bloguers que ajuda na criação e verificação da originalidade dos seus conteúdos.

O detector de texto duplicado desta plataforma permite aos utilizadores verificarem a duplicação de conteúdo digitando ou colando os seus textos.

Para testar a precisão desta ferramenta, colamos alguns textos já publicados e os resultados foram os seguintes:

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 8

 

De facto, a ferramenta examina cuidadosamente o texto fornecido e compara-o com diferentes bases de dados online para encontrar a originalidade do conteúdo.

 

Principais Recursos

 

Pode enviar um ficheiro

Assim como o testador de plágio do Paraphraser.io, esta ferramenta também tem a opção de poder copiar, colar e fazer upload de ficheiros.

Ou seja, os bloguers podem enviar os seus artigos em formato .docx ou .txt para depois serem testados em termos de plagio.

 

Verificar endereços URL

Um dos recursos mais interessantes desta ferramenta é permitir aos utilizadores a verificação de conteúdo já publicado através do endereço URL desse mesmo conteúdo online.

Isso ajudará de facto os bloguers a verificarem se o seu conteúdo está duplicado na internet depois de o terem publicado online.

 

Limite de Palavras elevado

A melhor coisa que notamos neste utilitário é que ele tem capacidade incrível de verificar a duplicação de conteúdo em até 15.000 palavras por pesquisa.

Isso permite aos autores de conteúdo testarem de uma só vez, uma grande quantidade de texto.

 

Excelentes resultados

Depois de comparar o texto que colamos com os recursos e as bases de dados online, a ferramenta gera resultados precisos em poucos segundos.

Conseguimos descobrir facilmente o texto duplicado e a percentagem do conteúdo que é original.

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 9

 

Grátis e fácil de utilizar

Esta ferramenta online de deteção de plágio não lhe irá custar nenhum centavo e com ela irá conseguir encontrar aquele conteúdo duplicado na internet que tanto o preocupa.

 

Garantias de Segurança

Coderduck valoriza a privacidade dos seus utilizadores e nunca guarda para depois partilhar ilegalmente o texto que eles carregam na sua plataforma.

Além disso, nunca reivindicam a propriedade do trabalho carregado nem o vendem a terceiros.

 

5. Papersowl.com

Se é um autor de artigos online ou mais conhecido por bloguer, e quiser pesquisar o conteúdo copiado do seu artigo, utilize este testador de plágio da Papersowl.

Com ele consegue testar a originalidade dos seus textos, do conteúdo do seu site e dos seus documentos de texto.

Outro recurso exclusivo desta ferramenta é que permite aos utilizadores fazerem o upload de ficheiros do Google Drive e da Dropbox.

Para verificar a qualidade desta ferramenta, utilizamos mais uma vez um conteúdo aleatório que já tinha sido publicado online e obtivemos os resultados a seguir:

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 10

 

O sistema examinou profundamente o conteúdo que lhe fornecemos e combinou todos os seus recursos online para nos descobrir e mostrar o texto que considerou copiado.

 

Principais Recursos

 

Pode carregar ficheiros

Em comparação com as ferramentas anteriores, permite apenas que os utilizadores façam upload de ficheiros de texto do Dropbox e do Google Drive.

 

Resultados Eficientes

Utiliza as mais recentes tecnologias de inteligência artificial para verificar rapidamente se o texto escrito ou carregado é texto copiado.

 

Destaca o Texto Copiado

Ao encontrar texto plagiado, realça-o com a cor azul. O interessante é que atribui um número único a cada texto copiado.

 

Fontes Combinadas

Outra coisa boa que descobrimos ao utilizar esta ferramenta é que ela encontra a origem correspondente de cada texto plagiado na Internet.

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 11

 

De utilização grátis

Assim como as anteriores ferramentas de verificação de plágio, esta também pode ser utilizada de forma totalmente gratuita em todos os seus projetos.

 

Garantias de Segurança

A Papersowl preza pela privacidade dos seus utilizadores. Qualquer conteúdo que teste nesta ferramenta, os seus autores nunca o utilizarão em proveito próprio ou venderão a terceiros.

Além disso, pode confiar porque eles garantem que nunca reivindicam a propriedade de nenhuma obra carregada na sua plataforma.

 

5 ferramentas grátis para encontrar conteúdo duplicado 12

Fonte: Photo by form PxHere

 

Conclusões sobre ferramentas de teste de plagio

De facto, verificar a exclusividade do conteúdo é uma tarefa bastante importante que devemos executar sempre antes de o publicarmos no site.

Lembramos que ao publicar conteúdo copiado nos seus blogs pode trazer-lhe problemas legais e prejudicar a classificação do seu site nas SERPs.

Por isso, a melhor maneira de descobrir conteúdo eventualmente duplicado, é utilizando algumas ferramentas de teste de plágio, disponíveis atualmente na internet de forma gratuita.

Sim, pode utilizar qualquer uma das ferramentas que mostramos neste artigo ou no anterior para tentar garantir que o conteúdo que vai publicar ainda não existe num qualquer site da Internet.

Estas ferramentas irão comparar o seu conteúdo com todos os recursos online e bases de dados disponíveis para tentarem encontrar conteúdo duplicado.

Melhora a sua classificação nos resultados das pesquisas dos motores de busca, publicando apenas conteúdo original e de qualidade.

Avise-nos por favor se conhecer mais alguma ferramenta para que possamos adiciona-la a este artigo.

 

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

.

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Responder

O seu endereço de email não será publicado.

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

×