Infelizmente é provável que isto já te tenha acontecido. Ao tentar entrar no play store aparece um erro com um código qualquer.. Ou então descobres uma nova aplicação muito interessante e tentas descarregá-la. Mas depois recebes uma estranha mensagem de erro ao tentares aceder à play store. Aparentemente são mensagens de erro com números aleatórios da Google Play Store. Sim, de facto é uma situação no mínimo irritante. Por isso vamos deixar aqui alguns dos erros mais comuns da Google Play Store. Assim já sabes o que esses erros significam. Ou pelo menos o problema que causam, e como os podes corrigir ou tentar resolver.
As soluções para esses erros foram encontradas com base na experiência dos utilizadores e leitores do Informatico.pt. Encontras-te outro problema no Google Play Store? Está à vontade para partilhares as tuas experiências nos comentários no final do artigo.
Erros do Google Play Store:
Erro DF-BPA-09 | DF-BPA-30 Erro | Erro DF-DLA-15 | Erro de RPC: AEC: 0 |
Erro rh01/rpc: s-5: AEC-0 | Erro de recuperação | Erro-06 BM-GVHD | Erro rpc: s-3 |
Erro: “Autenticação obrigatória” | Erro “Ficheiro de pacote inválido” | Erro 8 | Erro 18 |
Erro 20 | Erro 24 | Erro 101 | Erro 103 |
Erro 110 | Erro 194 | Erro 403 | Erro 406 |
Erro 413 | Erro 481 | Erro 491 | Erro 492 |
Erro 495 | Erro 497 | Erro 498 | Erro 501 |
Erro 504 | Erro 505 | Erro 905 | Erro 906 |
Erro 907 | Erro 911 | Erro 919 | Erro 920 |
Erro 921 | Erro 923 | Erro 924 | Erro 927 |
Erro 940 | Erro 941 | Erro 944 | Erro 961 |
Erro 963 | Erro 971 | Erro 975 | Erro RH-01 |
Google Play Store – Erro DF-BPA-09 “Erro ao processar a compra”
Problema
O “Erro de Compra” da Google Play Store ou tecnicamente o erro DF-BPA-09, infelizmente acontece com bastante frequência. Principalmente quando tentas descarregar uma nova aplicação. Além disso não desaparece se tentares fazer novamente o download. Por isso será necessário entrares nas configurações do teu equipamento.
Solução
De facto, o problema não é culpa do utilizador, mas sim do próprio Google Play. Por isso esperamos que seja corrigido muito em breve. Enquanto esperamos aqui ficam algumas dicas do que podes fazer.
Entra nas configurações do teu equipamento e clica em Aplicações ou Gestor de Aplicações. Procura e clica na coluna Todas e depois desliza para baixo até veres o Google Services Framework. Finalmente escolhe Limpar dados e depois clica em OK.
Por alguma razão isto não funcionou? Então vai ao site do Google Play no Computador e instala a aplicação que está a causar os problemas. Supostamente quando voltares ao telemóvel ou tablet, a instalação deve ter funcionado normalmente.
Photo by Christian Wiediger on Unsplash
Soluções para os erros mais comuns da Google Play Store
Google Play Store – Erro DF-BPA-30
Problema
A origem deste erro está nos próprios servidores do Google. Por isso, consideramos que esperar pode ser uma boa solução. No entanto, existem outras soluções que podem funcionam com alguns equipamentos.
Solução
No computador, acede ao Google Play Store e depois escolhe uma aplicação e instalá-a no teu Android. Provavelmente vai aparecer o maldito erro [DF-BPA-30]. Volta ao teu telemóvel ou tablet e experimenta outra vez fazer o download. Se tudo correu bem já deve estar a funcionar novamente.
Caso contrário, podes tentar eliminar os dados ou limpar a cache do “Google Play Services”.
Tente limpar o cache da Play Store, se tudo o resto falhar.
Google Play Store – Erro DF-DLA-15
Problema
O download de uma atualização ou de uma aplicação pode originar esse erro.
Solução
A primeira coisa a fazer é limpar a cache e os dados da Aplicação Play Store. Para conseguires fazer isso deves aceder às Configurações. Depois deves clicar em Aplicações e procurar a Play Store. Finalmente podes eliminar a cache e os dados.
Em alguns equipamentos, tens de ir ao separador Armazenamento para conseguires encontrar essa opção.
Isso deve resolver o problema, mas se persistir, então precisas de ir às configurações e eliminar a Conta do Google do teu telemóvel. Depois disso, só precisas mesmo de voltar a inseri-la.
Google Play Store – Erro rh01
Problema
Erro ao recuperar informações do servidor.
Primeira solução
Vai a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store e seleciona Limpar dados e Limpar cache. Faz o mesmo com o Google Services Framework.
Segunda solução
Remove e adiciona novamente a tua conta do Gmail, reinicia o equipamento e adiciona novamente a tua conta do Gmail.
Google Play Store – Erro rpc: s-5: aec-0
Problema
Erro ao recuperar informações do servidor.
Photo by Daniel Romero on Unsplash
Solução
Vai a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store e seleciona Limpar cache e Desinstalar atualizações. Faz o mesmo com o Gestor de downloads e o Google Services Framework.
Google Play Store – Erro ao recuperar informações do servidor
Problema
Esta mensagem de erro aparece normalmente ao atualizar ou depois de tentares descarregar uma aplicação. Os servidores do Google não podem recuperar informações da tua conta Google. Podes eliminar e registrar novamente, mas é melhor esperares algumas horas a ver se o problema ainda se mantém.
Solução
Vai a Configurações > Contas > Google “para eliminares a tua Conta do Google”.
Depois disso, deves reiniciar o equipamento e sincronizar novamente a conta.
Por fim, vais outra vez a Configurações > Aplicações > Todos > Google Services Framework. Nesse menu clicar em Opções “Limpar dados” e “Forçar Paragem”
Google Play Store – Erro BM-GVHD-06
Problema
Este erro aparece quando tentas utilizar o cartão do Google Play. O problema parece que acontece em vários países.
Solução
Primeiro, experimenta reiniciar o equipamento e depois tenta novamente. Se o problema persistir, vai a Configurações > Aplicações > Play Store > Forçar paragem > Desinstalar atualizações. A Play Store voltará à tua versão original e o problema deve desaparecer.
Google Play Store – Erro rpc: aec: 0]
Problema
Não consegues descarregar uma aplicação.
Solução
Remove do equipamento a tua conta do Google e todas as outras contas sincronizadas. Vai a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store e seleciona Limpar dados. Reinicia o teu equipamento e tenta novamente.
Google Play Store – Erro RPC: S-3
Problema
Não consegues descarregar uma aplicação.
Solução
Remove a conta do Google e adiciona-a novamente ou então tenta utilizar uma conta alternativa.
Google Play Store – Erro Necessária Autenticação
Problema
De facto, é um problema bastante comum nos equipamentos Android. Mas fica tranquilo, temos três soluções possíveis para poderes lidar com isso. Uma dessas dicas deve resolver o teu problema.
Primeira solução
Deves ir ao separador Contas nas configurações do teu telefone. Em seguida, remove a conta do Google e adicione-a novamente. Se tudo funcionar depois disso, então foi um pequeno erro que às vezes aparece depois de uma atualização.
Segunda solução
Vai às Configurações, clica em Gestor de Aplicações e depois procura por Google Play Store. Elimina os dados desse menu e se quiseres também podes limpar a cache.
Photo by Matam Jaswanth on Unsplash
Terceira solução
De facto, talvez o problema não esteja na tua autenticação, mas na própria Play Store. Nesse caso, só precisas mesmo de ir a Configurações > Aplicações, e depois procurares na Play Store e Desinstalares as atualizações. Talvez precises de desativar a Play Store para conseguires fazer isso. Assim consegues voltar a ter a versão da Play Store que tinhas quando compraste o telefone. Depois basta atualizar e registrar novamente a tua conta Google.
Google Play Store – Ficheiro de pacote inválido
Problema
Erro na Play Store.
Primeira solução
Vai a Configurações> Aplicações> Todos, seleciona a Aplicação que está a causar o problema e depois selecione Limpar cache e Limpar dados. Tenta novamente utilizar a Google Play Store.
Segunda solução
Instala a Aplicação pelo site do Google Play Store.
Terceira solução
Desativa o Wi-Fi e faz o download ou atualiza a Aplicação utilizando os dados da rede móvel.
Quarta solução
Vai a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store e seleciona Limpar cache e Limpar dados. Faz o mesmo com o Google Services Framework.
Quinta Solução
Remove tua conta do Google, reinicia o equipamento, adiciona novamente a tua Conta do Google e tenta novamente.
Google Play Store – Erro 8
Problema
Este erro aparece quando tentas descarregar uma aplicação e o download é interrompido.
Solução
Certifica-te que tens o Google Play Services instalado. Se o problema persistir, vai à lista das Aplicações e abre o Google Play Services e desativa-o. Depois, irá perguntar se queres restaurar as configurações de fábrica, basta confirmar. Se isso não resolver o problema, entra em contato com o suporte do Google.
Google Play Store – Erro 18
Problema
O erro 18 já existe desde 2015 e aparece quando tentas reinstalar uma aplicação que já tinhas instalado no passado. Não há uma solução rápida para este problema, mas por vezes resultam alguns truques que podes experimentar.
Photo by Masakaze Kawakami on Unsplash
Solução
Depois de consultar vários fóruns, parece que alguns utilizadores conseguiram resolver o erro 18 tirando e voltando a colocar o cartão de memória SD ou microSD. Mas de facto, não parece que funciona para todos os utilizadores. Se o problema persistir, tenta entrar em contato com o suporte on-line do Google. A solução final mais drástica passa pela reposição do Android.
Google Play – Erro 20
Problema
Este problema aparece ao instalar ou atualizar uma aplicação para Android.
Solução
Para resolver este erro, tens de ter o equipamento em modo root. Isto porque precisas de utilizar um ficheiro “smd2tmp1” que está em /mnt/secure/asec/. Se o teu equipamento tiver root, podes apagar essa pasta para resolver o problema permanentemente.
Se não queres fazer root ao teu equipamento há outra solução. Apaga o ficheiro e os dados da aplicação que te está a causar os problemas. Utiliza o explorador de ficheiros para acederes à pasta.
Google Play Store – Erro -24
Problema
De origem desconhecida.
Solução
Primeiro precisas de ter o equipamento em modo root para conseguires resolver este problema. Se já tiveres então vai à pasta de dados. Depois procura pelo nome do pacote da Aplicação que está a causar os problemas. Podes saber isso observando o URL da Aplicação no site da Play Store. Depois de a encontrares elimina a pasta inteira. Finalmente tenta reinstalar a Aplicação.
Google Play Store – Erro 101
Problema
Não é possível descarregar a Aplicação, porque já tens muitas instaladas atualmente.
Solução
Desinstala as Aplicações antigas e que já não utilizas.
Google Play Store – Erro 103
Problema
De facto é um problema misterioso que aparece quando o Google Play pensa que uma aplicação é compatível com o teu equipamento, mas não é. Ou seja a Play Store tenta instalar a aplicação mas não pode. De repente, aparece o erro 103 e repete-se em todos os teus outros equipamentos. Incluindo aqueles que são compatíveis, de facto é um pesadelo.
Solução
Normalmente, não tens de fazer nada, porque o erro fica resolvido depois de algumas horas. Mas se o erro persistir por mais de 48 horas, pede ajuda ao Suporte do Google.
Google Play Store – Erro 110
Problema
A aplicação não pode ser instalada.
Solução
Vai a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store> Limpar cache. Se o problema persistir, tenta fazer o download da Aplicação no site da Play Store.
Google Play Store – Erro 194
Problema
Este erro aparece quando tentas descarregar jogos ou Aplicações da Google Play Store.
Solução
Uma forma de tentar corrigir este problema é limpar os dados da cache do Google Play Services e da Google Play Store. Para fazeres isso basta ir às Configurações> Aplicações ou Gestor de Aplicações. Depois procurar por Todas e, em seguida, pela aplicação Google Play Store.
Abre os detalhes da Aplicação e clica no botão para “Forçar paragem” e depois no botão “Limpar dados”.
Agora, repete o mesmo processo, mas para a aplicação Google Play Services e depois tenta outra vez fazer o download.
Se isso não funcionar, não te preocupes. Ao que parece este problema já foi resolvido e vai sair uma nova correção para a Aplicação Play Store. Basta fazeres o download da ficheiro APK do Google Play Store mais recente e deixas de ter esse erro.
Photo by Luke Porter on Unsplash
Para conseguires a melhor experiência do Google Play, certifica-te que tens a versão mais recente instalada.
Google Play Store – Erro 403
Problema
Não consegues fazer downloads de aplicações por diz que o pedido é “proibido”. Normalmente acontece quando existem duas contas Google no mesmo equipamento. Sobretudo quando são utilizadas para comprar Aplicações no mesmo equipamento.
Primeira Solução
Vai até ao Google Play Store com a conta Google correta. Desinstala o aplicação em questão. Tenta recuperar a aplicação do Google Play e clica no botão de compra.
Segunda solução
Limpa o proxy que possivelmente configuraste, indo às Configurações, e depois escolher Redes… e, em seguida, Rede Móvel. Seleciona APN, que significa Access Point Name e clica em “Clear Proxy Option”. De facto podes sempre voltar a configurar o proxy depois de corrigires o problema.
Acede a Configurações> Mais redes> Redes móveis> APN e clique a opção Limpar proxy.
Terceira solução
Outra solução seria apagar todo o teu histórico de pesquisa. Podes fazê-lo na própria Play Store, clicando no botão Configurações. Em seguida, selecionar Limpar histórico de pesquisa.
Quarta solução
Experimenta criar uma nova conta do Google e utilizá-la na Play Store. Acede ao Google Play e seleciona o botão do menu novamente. Em seguida, seleciona Contas e escolha a nova conta do Gmail. Finalmente, reinstala a aplicação.
Google Play Store – Erro 406
Problema
As aplicações não podem ser descarregadas. É um erro que acontece quando alteras a conta do Google, que usaste para registares o teu equipamento. Também pode acontecer quando restauras o equipamento para as configurações de fábrica ou registas uma nova conta.
Solução
Resolve-se normalmente com uma limpeza do cache. Para isso basta ires a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store> Limpar cache.
Caso contrário, tenta novamente, mas numa ligação de rede diferente.
Google Play Store – Erro 413
Problema
É impossível descarregar aplicações ou atualizações. Se utilizas um proxy, lembra-te que isso pode causar problemas. Sobretudo com o funcionamento da Google Play Store.
Solução
Vai a Configurações, procura por Aplicações (ou Gestor de Aplicações ) e depois por Todos. Procura por Google Services e clique em Limpar dados e, em seguida, Forçar paragem. Faz o mesmo com a Aplicação Google Play Store e limpa a cache do teu navegador da internet.
Google Play Store – Erro 481
Problema
Existe um erro na tua conta da Google Play Store.
Solução
Remove a tua conta e faz o login com uma conta alternativa.
Google Play Store – Erro 491
Problema
Impossível de fazer downloads e atualizações da loja do google.
Solução
Remove a tua conta do Google, indo às configurações do teu dispositivo, em seguida, Contas e Google. Clica em Remover conta. Reinicia o teu Android e adiciona a conta novamente. Em seguida, nas Configurações, vai a Aplicações e procura por Todos. Mais a baixo vai até ao Google Services, clica em Limpar dados e, finalmente, Força a Paragem.
Limpar a partição da cache é a única solução para muitos problemas do Android.
Google Play Store – Erro 492
Problema
É impossível instalar uma aplicação por causa da cache do Dalvik.
Solução
Em Configurações, encontras a opção Aplicações. Depois vais ao separador Todos e procuras mais a baixo por Serviços do Google. Depois selecionas Limpar dados e, em seguida, Forçar paragem. Faz exatamente o mesmo para a Aplicação Google Play Store.
Nota: Se o problema não ficar resolvido, tenta eliminar a cache do Dalvik. Para fazeres isso, tens de entrar em modo de recuperação personalizado. Aliás só o consegues fazer se tiveres root no teu equipamento.
Outra solução é fazer uma limpeza de dados ou melhor repor os parâmetros de fábrica. Esta opção aplica-se a todos os utilizadores e pode ser feita no modo de recuperação.
Mas tem cuidado, limparás todos os teus dados. Portanto, certifica-te que tens um backup de tudo o que queres manter.
Google Play Store – Erro 495
Problema
Problema ao fazer o download ou atualizar aplicações da Play Store.
Solução
Elimina os teus dados da Google Play Store indo a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store> Limpar dados. Elimina também os dados da Estrutura de serviços do Google. De facto isso irá atribuir uma nova ID do Google ao teu dispositivo. Fica como se tivesses reposto as configurações de fábrica. Portanto, significa que as tuas aplicações do Google podem desaparecer temporariamente.
Deves começar por eliminar a tua conta do Google no equipamento. Depois reinicia-lo e adicionar novamente a tua Conta do Google. Para isso, basta ires a Configurações> Contas> Adicionar conta> Conta do Google.
Google Play Store -Erro 497
Problema
Dificuldade em atualizar as aplicações instaladas.
Primeira solução
Limpa os teus dados da Play Store. Para isso vais a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store. Depois clicas em Limpar cache, Limpar dados e Desinstalar Atualizações.
Segunda Solução
Desativa o teu cartão SD, se tiveres um, claro. Para isso vais a Configurações> Armazenamento> Desmontar cartão SD.
Terceira Solução
Se o teu telefone tiver root, podes excluir o APK da aplicação e reinstalá-la. Para isso, abres o Root Explorer ou uma aplicação semelhante e vais até Sistema / Aplicação> Montar R/W> Eliminar aplicação. Joga pelo seguro e renomeia o ficheiro APK para alguma coisa como GoogleSearch.apk.backup. Assim, depois podes reverter a situação se alguma coisa correr mal.
Google Play Store – Erro 498
Problema
Interrupção ou bloqueio dos downloads da Google Play Store.
Solução
De facto, o problema é que a cache do teu equipamento está cheia. Para resolveres basta eliminares aplicações e ficheiros desnecessários. Reinicia o equipamento no modo de restauro ou recuperação.
Para conseguires fazer isso depende do equipamento que estás a utilizar.
Por exemplo nos equipamentos Samsung basta carregares ao mesmo tempo nos botões de volume para baixo, de power e no botão Home. Em alguns equipamentos basta carregar no botão do volume para baixo e no botão power.
Se não funcionar tente procurar no manual do seu equipamento pela forma de entrar em modo de recuperação.
De facto, este modo permite utilizar algumas opções importantes. Pode selecionar a opção Wipe cache partition e depois confirme com o botão power do equipamento.
Google Play Store – Erro 501
Problema
Se não consegues abrir o Google Play Store ou fazer um downloads, então certamente tens erro 501.
Solução
Para o conseguires corrigir, deves ir às Configurações e abrires as seguintes aplicações: Google Play Services e Play Store. Depois, tens que fazer a limpeza da memória Cache e aceder às contas e eliminar a tua conta do Google. Finalmente, reinicia o smartphone, volta a inserir e a sincronizar a tua Conta do Google. Depois deixa o teu smartphone a repousar por cinco minutos. Quase de certeza que depois disso, o erro 501 já não te deve incomodar mais.
Google Play Store – Erro 504
Problema
Não foi possível fazer o download de uma aplicação por causa do erro 504.
Primeira solução
Como habitualmente, podes tentar fazer o seguinte para resolver o problema. Vai a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store e Limpa a memória Cache e limpa também os dados. Depois disso é melhor também Limpares a cache e os dados da aplicação Google Services Framework.
Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash
Segunda solução
Se a solução anterior não resultar podes tentar eliminar a tua conta do Gmail.
Google Play Store – Erro 505
Problema
Duas ou mais aplicações com permissões duplicadas.
Solução
Para resolveres este erro tens de conseguir descobrir o seguinte. Qual a aplicação que tem as mesmas permissões que a que estás a tentar instalar. Depois deves desinstalar a que está a causar problemas. Para fazeres isso, procura o ficheiro APK da aplicação que estás a tentar instalar e tenta restaurar a aplicação utilizando um backup do Lucky Patcher. Esta ferramenta deve mostrar uma janela de alerta a perguntar qual aplicação está a gerar o conflito. Essa é a aplicação que precisas de desinstalar para corrigires o erro 505.
Google Play Store – Erro 905
Problema
Estás com problemas a descarregar aplicações ou a instalar novas atualizações corretamente.
Solução
Vais a Configurações > Aplicações > Todos. Depois, na página da aplicação da Google Play Store, escolhes a opção para desinstalar atualizações. Aguardas alguns instantes até que a desinstalação esteja concluída. Reinstalas e reinicias a Google Play Store e o erro já deve ter ficado resolvido.
Google Play Store – Erro 906
Problema
Este problema aparece principalmente no HTC One M8 e M9. Normalmente acontece quando tentas descarregar ou atualizar uma aplicação. Os erros 907 e 963 são semelhantes e resolvidos da mesma maneira.
Solução
Existem vários erros que aparecem quando tentamos descarregar e instalar aplicações. Para os resolveres, deves limpar a memória cache e os dados da aplicação na Play Store. Se mesmo assim não funcionar, desinstala as atualizações. Se continuar sem funcionar, desativa o cartão SD indo às Configurações> Memória /Armazenamento. Depois volta à Play Store e tenta instalar novamente a aplicação. Se o problema persistir, é porque provavelmente tens a aplicação num cartão externo e deves transferi-la para a memória interna. De facto, depois disso, já a podes enviar novamente para o cartão SD.
Google Play Store – Erro 907
Este problema é idêntico ao erro 906.
Google Play Store – Erro 911
Problema
Não consegues descarregar a aplicação.
Primeira solução
Vai a Configurações, Aplicações, clica em Todos e depois mais abaixo encontras os Serviços do Google e clica em Limpar dados.
Segunda solução
Se estiveres a utilizar uma ligação Wi-Fi que exige um login para acederes à internet, então verifica se ainda estás ligado.
Terceira solução
Tenta utilizar outra rede Wi-Fi.
Quarta solução
Muda o tipo de ligação Wi-Fi para um serviço de dados da rede móvel. Mas só faças isso se poderes tiveres plafom de dados móveis para poderes utilizar.
Google Play Store – Erro 919
Problema
O download das aplicações funciona, mas não são abertas depois de descarregadas.
Solução
Simplesmente não tens mais espaço no teu Android. Elimina todos os dados desnecessários, como músicas, vídeos ou aplicações grandes.
Alguns problemas podem ser corrigidos ao limpar a memória cache e os dados da aplicação Google Play Store.
Google Play Store – Erro 920
Problema
Não consegues descarregar uma aplicação.
Primeira solução
Desliga e volta a ligar o Wi-Fi e tenta transferir ou atualizar novamente a aplicação em questão.
Segunda solução
Elimina a tua conta do Google, reinicia o equipamento e adiciona a tua conta novamente nas configurações da aplicação. Aliás, também podes tentar utilizar uma conta alternativa.
Terceira solução
Vai a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store e selecionas Limpar dados e Limpar cache e, finalmente, Desinstalar atualizações. Assim, reinicia o teu equipamento, abre o Google Play Store e tenta fazer o download da aplicação novamente.
Por vezes, desligar o Wi-Fi e utilizar os dados móveis pode ser uma solução eficaz.
Google Play Store – Erro 921
Problema
O problema é que não consegues descarregar uma aplicação.
Solução
Portanto, tenta eliminar a memória cache da aplicação da Google Play Store. Se de facto isso não funcionar, elimina todos os dados da aplicação da Play Store, mas por favor, lembra-te de que isso limpará todas as configurações que já fizeste. Como último recurso, remove a tua Conta do Google, reinicia o equipamento e volta a inserir a conta novamente.
Para alguns problemas da Play Store, só precisas de remover e repor a tua conta do Google.
Google Play Store – Erro 923
Problema
Não consegues fazer download ou, aparece um erro ao sincronizares a tua conta do Google, ou então um erro a dizer que a memória cache é insuficiente.
Solução
Remove a tua conta do Google e elimina todos as aplicações inúteis que estão a ocupar espaço. Em seguida, reinicia o teu equipamento no modo de restauro. Seleciona a opção de Wipe cache partition e inicia o equipamento como habitualmente fazes. Não te preocupes, os teus dados pessoais não serão apagados. Configura novamente a tua conta do Google.
Limpar a partição da cache pode resolver os erros com origem na falta de memória cache.
Google Play Store – Erro 924
Problema
De facto, normalmente acontece ao tentar descarregar aplicações maiores. A aplicação faz o download, mas é mostrada uma mensagem de erro a dizer que a instalação não foi bem sucedida.
Solução
Vais a Configurações> Todos> Google Play Store> Desinstalar atualizações. Depois de fazeres isso, tenta descarregar novamente a aplicação que te deu problemas.
De facto, desinstalar as atualizações na Play Store pode resolver o erro 924.
Google Play Store – Erro 927
Problema
É impossível fazer o download porque está em andamento uma atualização da Play Store.
Solução
Aguarda alguns minutos até que a Google Play Store esteja completamente atualizada. De facto, se o problema persistir, vais a Configurações, Aplicações, clicas em Todos e depois procuras os Serviços do Google. Em seguida clicas em Limpar dados e, depois em, Forçar Paragem. Faz o mesmo com a aplicação Google Play Store.
Provavelmente já te apercebeste que há uma maneira padrão de resolver alguns destes erros. Portanto, se te surgir um erro ou um problema diferente dos que descrevemos acima, tenta seguir as mesmas etapas. Mas sempre com cuidado ao limpares os teus dados ou ao repores as definições de fábrica. Lembra-te que isso eliminará as tuas fotos, ficheiros, contatos e assim por diante. Portanto, certific-te sempre de fazeres um backup de todos os teus dados antes de executares essas tarefas.
Portanto, antes de recorreres a uma reposição de fábrica, experimenta todas as outras soluções primeiro. Além disso, irás precisar de fazer um backup dos dados antes de repores os parâmetros de fábrica.
Google Play Store – Erro 940
Problema
A aplicação não pode ser descarregada.
Solução
Pode ser tão simples quanto reiniciares o teu equipamento. Se isso não funcionar, experimenta estes passos:
Vai a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store> Limpar cache
Vai a Configurações> Aplicação> Todos> Downloads / Gestor de downloads> Limpar dados
Depois faz o mesmo com o “Google Services Framework”, “Google Apps”, “Google Hangouts”, “Serviço de verificação”. Alguns utilizadores também precisam de limpar os dados do Chrome.
Google Play Store – Erro 941
Problema
Interrupção durante a atualização.
Solução
Vais a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store e clicas em Limpar cache e Limpar dados. No mesmo local, procuras mais abaixo por Gestor de downloads e depois clicas em Limpar cache e Limpar dados. Finalmente tenta fazer a atualização novamente.
De facto, limpar a memória cache e os dados da Play Store pode corrigir muitos dos erros e problemas mais comuns.
Google Play Store – Erro 944
Problema
Este erro surge quando tentas atualizar aplicações. Aparentemente porque a Google Play Store está desativada ou há algum tipo de erro no servidor.
Solução
Tenta atualizar a aplicação mais tarde. Parece ser um problema temporário do Google, por isso só tens mesmo de esperar.
Google Play Store – Erro 961
Problema
Problemas ao instalar aplicações para Android na Play Store.
Solução
De facto, podes pedir um reembolso da Play Store até 15 minutos depois da compra de uma aplicação. Para conseguires fazer isso, selecionas a opção de pagamento na Play Store. Em seguida vais às Configurações do teu equipamento e escolhes Aplicações e do lado esquerdo clicas em Todas as Aplicações. Portanto, agora, vais para baixo até ao Google Play e clicas nele para depois Limpares a cache. No entanto, se o problema persistir executa também a opção para Limpar dados.
Google Play Store – Erro 963
Problema
Acontece sobretudo em dispositivos HTC One M8 e M9 quando tentas descarregar ou atualizar uma aplicação através da Play Store.
Primeira solução
Vais a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store> Limpar cache. Voltas ao ecrã anterior e selecionas Downloads / Download Manager> Limpar dados.
Segunda solução
Vais a Configurações> Aplicações> Todos> Google Play Store> Desinstalar atualizações. Depois voltas ao ecrã anterior e, em seguida, Google Play Services> Limpar dados.
Photo by NordWood Themes on Unsplash
Terceira solução
Desativa o teu cartão de memória SD. Para isso vais a Configurações> Armazenamento> Desmontar cartão SD> OK. Volta à Play Store e tenta descarregar ou atualizar a aplicação novamente. Portanto, se funcionar, volta às Configurações> Armazenamento> Montar cartão SD.
Quarta solução
Move a aplicação para a memória interna do teu equipamento. Vai às Configurações> Aplicações> Todos> (app que causou o problema)> Mover para a memória interna. Volta ao Play Store, tenta descarregar ou atualizar a aplicação novamente e, se funcionar, move-a de volta para o cartão SD.
Google Play Store – Erro 971
Problema
O erro 971 normalmente aparece nos telefones Wiko que ainda têm o Android 5.0.2. O erro impede que consigas instalar uma aplicação depois de a descarregares.
Solução
A Wiko corrigiu recentemente este problema com a atualização V30. Por isso, se te apareceu esse erro no teu telefone Wiko, tenta atualizar manualmente. Para isso basta utilizares as instruções que estão no site oficial do Wiko.
Google Play Store – Erro 975
Por um lado, a boa notícia é que este erro é muito raro. Por outro lado, a má notícia é que ainda não há soluções até ao momento para o conseguires resolver. Por isso, recomendamos que tentes entrar em contato com o suporte do Google.
Google Play Store – Erro RH-01
Problema
De facto, o erro RH-01 é um erro do servidor que te pode impedir de atualizar ou descarregar aplicações da Play Store.
Primeira solução
Vai a Configurações> Data e hora. Se de facto, a data ou a hora automáticas ou o fuso horário estiverem incorretos, será necessário corrigir isso manualmente.
Para isso desmarca a opção “Data e Hora Automática ” e define a data/hora/fuso horário para os valores corretos.
Agora tenta descarregar novamente uma aplicação ou jogo na Google Play Store.
Segunda solução
Vais a Configurações> Aplicações (Gestor de Aplicações)> Todos. Depois mais a baixo seleccionas “Google Play Store” e clicas em “Forçar paragem” e “Limpar dados”.
Depois disso vais novamente a Aplicações> Todos> e selecionas “Google Service Framework”. Clicas em “Forçar Paragem”> “Limpar Dados”.
Finalmente tenta fazer outra vez o download da aplicação na Play Store.
Terceira Solução
Este é um método mais comum para conseguires corrigir temporariamente os bugs das atualizações do Google Play. Basta para isso reverteres a aplicação Play Store para a sua versão original (de fábrica).
Assim, vais a Configurações> Aplicações> Todos, mais em baixo selecionas Google Play Stores e clicas em “Forçar paragem” e “Desinstalar atualizações”.
Fonte: Androidpit
Já te deparaste com algum outro problema da Play Store?
Deixa então nos comentários abaixo a tua experiência.