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18 melhores plataformas para lojas de comércio online

Como está a ler este artigo, provavelmente anda à procura de uma boa plataforma de comércio eletrónico, talvez para conseguir vender os seus produtos ou serviços. Não se preocupe porque vamos ajudá-lo com isso. Apesar de reconhecermos que existem tantas soluções online que muitas vezes é difícil fazer a escolha acertada.

Por exemplo, a plataforma WooCommerce é um dos sistemas de comércio eletrónico mais popular e utilizado em todo o mundo. Sobretudo porque utiliza código aberto, totalmente personalizável e oferece aos seus utilizadores uma grande liberdade de migração e uma escalabilidade total. Ou seja, à medida que a sua loja cresce, os requisitos necessários também aumentam, e a plataforma que escolher deve ser capaz de se ajustar a isso facilmente.

 

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Neste artigo, listamos as principais plataformas que pode escolher como o Shopify, o WooCommerce, o Magento, o BigCommerce, entre outras. São os sistemas que consideramos terem os melhores recursos como a categorização de produtos, atualização de stocks e muito mais. O WooCommerce, por causa do WordPress, é um ótimo CMS, isso significa que se também precisa de ter um blog associado à sua loja de comércio eletrónico, definitivamente deve optar por ele em alternativa ao Shopify, por exemplo.

As plataformas digitais são modelos de negócios que funcionam recorrendo a diferentes tecnologias. Trata-se de um sistema online que liga quem produz a quem consome, permitindo uma relação de troca, muito além da simples compra e venda. Podem ser utilizadas tanto para trabalho como para lazer e entretenimento. Um exemplo disso são as plataformas de casinos online como a casino-portugal-pt.com. Basicamente é uma plataforma que server como um guia dos casinos online em Portugal. Ajuda os jogadores a conhecerem o mercado de jogos de azar analisando e testando todos os sites de casinos online.

À semelhança destas plataformas de entretenimento também é importante saber escolher uma boa plataforma de comércio eletrónico. Ou seja, deve ser capaz de dar reposta às suas reais necessidades, tanto neste momento como no futuro. Ao continuar a ler este artigo irá encontrar uma lista com as melhores plataformas online de comércio eletrónico que existem atualmente.

Basicamente, listamos a seguir algumas das melhores soluções que existem atualmente no mercado e criamos uma comparação para o ajudar a escolher a melhor plataforma de comércio eletrónico para o seu negócio. Para facilitar o processo, criamos uma pequena tabela que mostramos a seguir e que lhe dá uma ideia melhor sobre as plataformas atuais. Baseámo-nos nos valores e nas classificações que encontramos na plataforma de avaliações g2.com

 

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No site da G2.com também pode consultar um gráfico muito interessante sobre a classificação de todas as plataformas que existem atualmente no mercado. Quanto mais no lado direto e no todo do gráfico estiver a plataforma, melhor foi a avaliação dos seus utilizadores.

Note que quem lidera a corrida é o Shopify logo seguido da plataforma WooCommerce. Se clicar no icon de uma dessas plataformas será redirecionado para a página do site com todos os dados sobre a avaliação dessas mesma plataforma. Se estiver com dúvidas sobre 2 ou mais plataformas, pode sempre adicioná-las ao sistema de comparação para avaliar lado a lado as características de cada uma.

 

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Fonte: G2.com

 

Qual a melhor plataforma de comércio online

Para descobrirmos qual é realmente a melhor plataforma de comércio online, no meio das dezenas ou talvez centenas de alternativas, temos primeiro de as conhecer. No entanto, não precisamos de as avaliar a todas, por isso selecionamos as principais.

Esta analise será muito importante para consegui perceber se as funcionalidades de cada uma conseguem dar resposta às reais necessidades da sua loja online. Isso será útil, quer se dedique à venda de produtos e serviços informáticos, quer o seu mercado seja O Negócio dos Casinos.

Ou seja, selecionamos as plataformas que consideremos mais relevantes e com melhores classificações dos utilizadores. Vamos então aprofundar a seguir o conhecimento sobre cada uma dessas plataformas.

 

1 – Shopify

 

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Shopify é atualmente uma das melhores plataformas de comércio eletrónico do mercado, especialmente para quem gere empresas maiores. Foi desenvolvida para ajudar as pessoas a criarem a sua própria loja online. É uma plataforma escalável, com centenas de recursos integrados e várias aplicações. Pode vender produtos diretamente no seu site e nos diversos mercados das redes sociais.

Recomendamos Shopify como uma plataforma de comércio eletrónico que ajuda a expandir os seus negócios, sem a necessidade de nenhuma habilidade técnica. Sobretudo para grandes empresas que precisam de expandir as suas lojas porque tem vários recursos de vendas e é fácil de utilizar. Além disso, possui um design elegante e varias ferramentas de marketing. Pode sempre experimentar o Shopify para poder decidir se é realmente o adequado para si.

Com mais de 1.200 aplicações, recursos específicos, como o controlo dos stocks, ferramentas de envio, e uma variedade de planos de preços, a Shopify é uma plataforma que deve ter em conta. Pode ser utilizada por qualquer tipo ou tamanho de loja porque é extremamente escalável.

Possui um poderoso painel de back-end e um impressionante sistema de inventário que o tornam ideal para a gestão de lojas maiores. Pode ser utilizada para a venda em vários canais, incluindo Facebook, Instagram, Amazon e eBay.

O Shopify tem uma incrível biblioteca de aplicações e extensões de terceiros que o ajudam a otimizar o seu negócio. Suporta por defeito mais de 100 soluções de pagamento, além de ter o seu próprio gateway chamado Shopify Payments. O seu serviço de suporte está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e oferece ajuda aos clientes que precisem de resolver um problema ou implementar uma funcionalidade.

No Informatico.pt reconhecemos que o editor do Shopify não é tão intuitivo quanto poderia ser e demora algum tempo até que os utilizadores mais comuns apanhem o jeito. Shopify também tem menos recursos integrados do que as outras plataformas como o Woocommerce. Isso faz com que seja necessário utilizar várias aplicações para conseguir aumentar as funcionalidades da sua loja.

Além disso, a menos que utilize o sistema de pagamentos “Shopify Payments”, terá de pagar taxas de transação elevadas, além de outros custos com os gateways de pagamento. Essas taxas de transação, além de precisarem de aplicações adicionais, também podem aumentar o custo mensal da plataforma.

O Shopify oferece uma avaliação gratuita de três dias, e para o utilizar não precisa de fornecer nenhum dado de pagamento, ou seja, não há nenhum risco nem a plataforma o irá pressionar para subscrever o serviço. Só irá precisar de um e-mail para poder testar o Shopify de forma totalmente gratuita. Depois desse período de avaliação, pode aproveitar os três meses seguintes pagando apenas 1€ por mês.

 

Interface:

 

18 melhores plataformas para lojas de comércio online 5Fonte: Shopify

 

Prós:

  • Ideal para lojas maiores
  • Vendas multiplataforma
  • Funcionalidades e flexibilidade do design
  • Mais de 3.000 aplicações disponíveis
  • Diversas opções de pagamento
  • Suporte ao cliente 24 horas por dia

 

Contras:

  • Não é tão fácil de utilizar como as outras plataformas
  • Excessivamente dependente de aplicações
  • Elevadas taxas de transação
  • Mais caro do que parece

 

2 – WooCommerce

 

Woocommerce

 

De certeza que se fizer uma pesquisa sobre as aplicações de comércio eletrónico que existem um dos resultados que irá ter será a plataforma WooCommerce. Para muitos empreendedores, o WooCommerce é uma das melhores alternativas ao Shopify, sobretudo porque é uma plataforma totalmente gratuita, de código aberto. Além disso, em termos da experiência dos utilizadores ocupa os primeiros lugares nas suas classificações. Aliás, em muitos aspectos, alguns utilizadores até consideram o WooCommerce como sendo muito melhor que o Shopify.

No entanto, reconhecemos que a sua escalabilidade é um pouco complicada porque precisa de investir na versão mais cara para conseguir utilizar as funcionalidades mais avançadas. Fora isso, o WooCommerce tem tudo o que precisa para conseguir construir um site em questão de minutos.

É uma plataforma responsiva compatível com equipamentos móveis, muito fácil de configurar. Com esta plataforma só tem que pagar pelo alojamento, ao contrário do Shopify, que tem de pagar uma subscrição mensal. Ou seja, pode utilizar os recursos avançados pagando apenas uma vez. No entanto, lembramos que a solução de problemas não é um dos pontos fortes da plataforma WooCommerce.

Se utilizar soluções confiáveis ​​de alojamento de comércio eletrónico, pode aumentar significativamente a velocidade do seu site na plataforma WooCommerce. Além disso, pode utilizar milhares de plug-ins como, por exemplo, os controlam os carrinhos abandonados para conseguir aumentar o desempenho e as vendas da sua loja.

 

Interface:

 

Painel Woocommerce Fonte: WooCommerce

 

Prós:

  • Sem taxas de transação
  • Integração perfeita com o WordPress
  • Milhares de plugins com todas as funcionalidades
  • Muito fácil de configurar
  • Sem limite de número de produtos

 

Contras:

  • Não inclui o serviço de alojamento
  • Precisa de ter algumas habilidades técnicas
  • Pode ser um pouco instável

 

3 – BigCommerce

 

Bigcommerce

 

BigCommerce é uma ótima solução se quer ter uma experiência de utilização que seja simples e sem grandes problemas. É uma plataforma onde tem a flexibilidade de utilizar um editor de arrastar e largar para conseguir configurar o seu site.

Além disso, a plataforma possui uma variedade impressionante de temas diferentes, apesar de apenas sete desses temas serem gratuitos. Ou seja, se quiser utilizar um tema premium terá de o comprar, mas que de qualquer maneira o torna melhor que algumas das outras plataformas em termos de personalização.

No entanto, se compararmos o tempo que um site que utiliza o BigCommerce demora a carregar totalmente em relação a outras plataformas, reconhecemos que é um sistema um pouco lento.

Os preços começam em cerca de 30€ por mês, para o plano mais básico e vão até 300€ por mês para os planos mais completos. Basicamente, os custos desta plataforma de vendas online variam dependendo do número de mercadorias que vende e da receita que gera no seu site.

 

Interface:

 

Interface BigCommerce Fonte: BigCommerce

 

Prós:

  • Possui ferramentas de edição visual de arrastar e largar
  • Mais de 55 gateways de pagamento sem taxas de transação
  • possibilidade de venda multi-canal
  • Várias aplicações e recursos gratuitos
  • URLs totalmente personalizáveis ​​e funções SEO
  • Ideal para diferentes modelos de negócio

 

Contras:

  • O preço pode parecer um pouco complexo
  • Um pouco difícil de configurar
  • Apenas 7 temas gratuitos
  • Velocidade de carregamento inconsiste

 

4 – Magento

 

magento

 

Provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a plataforma de comércio eletrónico chamada Magento. Em 2011 a empresa foi comprada pelo eBay e mais recentemente em 2018 foi comprada pela Adobe. É uma plataforma bastante popular, ideal para as organizações com lojas e possui uma comunidade ampla muito forte, estabelecida em todo o mundo.

Se consultar os preços irá descobrir uma das principais razões da popularidade desta plataforma chamada Magento. Na verdade, o preço é muito semelhante ao do WooCommerce, tornando-a uma das suas melhores alternativas. Mas lembramos que, apesar deste software de gestão de conteúdo ser gratuito, terá sempre de pagar pelo serviço de alojamento, pelos temas e pelos plug-ins que queira utilizar e que não sejam gratuitos.

No entanto, o Magento é basicamente uma plataforma CMS que lhe permite concentrar-se na venda de todos os seus produtos através do seu ecossistema de código aberto, o que é ótimo para as organizações que precisam de se expandir. Possui funcionalidades de ponta com mais de 250 mil desenvolvedores disponíveis para o ajudar a configurar uma loja de comércio eletrónico bonita e funcional.

 

Interface:

 

Painel do Magento

Fonte: Magento

 

Prós:

  • É bastante flexível e escalável
  • Muitas funcionalidades
  • Vários sistemas gateways para pagamento seguros
  • Design responsivo
  • Vários complementos e extensões
  • Excelente suporte da comunidade

 

Contras:

  • Necessários alguns conhecimentos técnicos
  • Considerada complexa pelos novos utilizadores
  • Relativamente cara

 

5 – Prestashop

 

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O Prestashop é mais uma plataforma alternativa muito popular sobretudo para empreendedores que se lanças no mundo do comércio eletrónico e que têm um orçamento muito apertado. Tecnicamente, é uma plataforma gratuita, mas tal como todas as outras nesta lista, terá sempre de comprar um serviço de alojamento para a instalar e um nome de domínio para o seu site. A empresa tem parcerias com empresas de alojamento com a Azure, a WebHostingHub e a 1&1 onde pode conseguir prelos mais baratos.

Reconhecemos que quando comparamos os temas e os plugins disponiveis com outras plataformas existentes, o Prestashop definitivamente fica para trás. No entanto, em termos de usabilidade, está ao nível das melhores soluções do mercado como é, por exemplo, o Shopify.

Uma das vantagens de utilizar esta plataforma é que ela não tem taxas de transação adicionais e suporta até 25 idiomas diferentes. Além disso, também suporta vários tipos de moedas. Por isso, se contratar um programador competente que tenha alguma experiência com o Prestashop, irá com certeza conseguir criar facilmente uma fantástica loja online sem ter de gastar muito dinheiro.

 

Interface:

 

Painel PrestashopFonte: Prestashop

 

Prós:

  • Plataforma gratuita de código aberto
  • Sem taxas adicionais de transação
  • Suporte para vários idiomas
  • Uma ampla variedade de recursos
  • Poder alojar a loja em qualquer servidor

 

Contras:

  • Tanto os temas como os plugins são muito limitados
  • Não tem tantos recursos como as concorrentes
  • Requer bastantes habilidades técnicas

 

6 – Dukaan

 

Uma loja

 

De facto, a Dukaan pode ser uma ótima solução tanto para empresas B2C como para empresas C2B que precisam de uma ferramenta que seja abrangente em termos de comércio eletrónico.

Na verdade, a Dukkan é uma poderosa plataforma SaaS, que permite a criação da sua própria loja de comércio eletrónico em menos de um minuto. Umas das principais qualidades desta plataforma são a sua facilidade de utilização e o seu enorme potencial de escalabilidade. Ou seja, não irá precisar de ter nenhuma habilidade técnica para codificação para conseguir utilizar a plataforma.

A Dukaan oferece aos seus utilizadores várias funcionalidades muito poderosas para o comércio eletrónico e que podem ser muito facilmente encontradas no seu painel principal. Mesmo que escolha a versão mais avançada, não irá ter nenhum problema porque a curva de aprendizagem associada à plataforma é muito baixa, o que faz dela um sistema bastante interessante e único no mercado.

O processo de personalização da sua loja também é muito simples e rápido. Todos os temas que existem na biblioteca da plataforma são completamente gratuitos, otimizados para serem rápidos a carregar e o mais responsivos possível para serem adaptáveis aos equipamentos móveis. Além disso, os utilizadores com mais conhecimentos técnicos podem personalizar a sua loja utilizando código CSS personalizado. Qualquer alteração que faça na sua loja será implementada instantaneamente. À semelhança das outras plataformas também esta está equipada com dezenas de plug-ins e ferramentas que pode utilizar para fazer crescer o seu negócio.

 

Interface:

 

Painel da plataforma de comércio eletrônico DukanFonte: Dukaan

 

Prós

  • Interface altamente intuitiva
  • Fácil de configurar
  • Pode vender produtos ilimitados
  • Gateway de pagamento sem custos
  • Não precisa de conhecimentos técnicos
  • Muito boa velocidade de carregamento
  • Possui uma rede global de data centers (22+)

 

Contras

  • Não é adequado para negócios B2B
  • Número limitado de temas
  • Secção de análise bastante básica
  • Não suporta dropshipping

 

7 – Shift4Shop

 

Shift4Shop

A 3DCart era uma empresa que foi adquirida em 2020 pela Shift4 e que agora passou a ser conhecida como Shift4Shop.

Na verdade, é uma boa plataforma já com serviço de hospedagem ideal para todos os proprietários de lojas de comércio eletrónico. De facto, existem várias razões pelas quais o Shift4Shop é uma das principais alternativas a outras plataformas mais populares como o Shopify. A plataforma oferece um serviço para comércio eletrónico gratuito para todos os residentes nos EUA.

Para todos os que estão fora dos EUA como nós em Portugal, os preços começam nos cerca de 29€ por mês e vão até cerca de 299€. Por esse preço, obtém uma variedade de ferramentas de SEO, e-mails para acompanhamento de carrinhos abandonados e outros tipos de produtos personalizados.

Além disso, também possui funcionalidades como a sincronização com o Facebook que é incrivelmente versátil. Tem um excelente serviço de web design que oferece certificados SSL a preços relativamente baixos.

No entanto, o serviço é um pouco lento e tem pouca variedade de temas. Além disso, também não encontramos muitos elogios relacionados com os seus serviços de suporte ao cliente.

 

Interface:

 

Interface de carrinho 3D - Shift4ShopFonte: Shift4Shop

 

Prós:

  • Suporta vários gateways de pagamento
  • Personalizações via HTML e CSS
  • Rápido tempo de carregamento
  • Listagens ilimitadas
  • Acessível para iniciantes e grandes empresas

 

Contras:

  • Serviço um pouco lento
  • Suporte mal avaliado
  • O UX móvel é limitado
  • Problemas ao atualizar
  • Dropshipping limitado
  • Difícil de configurar para iniciantes

 

8 – Volusion

 

Volusion

 

O Volusion é uma das alternativas mais populares alternativas às outras grandes plataformas que já listamos neste artigo. Este sistema de venda de produtos e serviços online é baseado na nuvem e atende a mais de 200.000 empresas em todo o mundo. É uma plataforma bastante popular sobretudo entre as organizações de menor dimensão e as que precisam de escalar os seus negócios. Possui um elegante recurso de checkout que funciona com apenas um clique o que se torna muito conveniente para os seus clientes.

A plataforma também oferece acesso a uma ampla gama de plugins e recursos que pode integrar na sua loja online. Também é uma plataforma ótima para empresas de transportes, apesar de ter de manter os seus custos de envio baixos.

Uma das desvantagens desta plataforma é que ela controla a largura de banda e se ultrapassar um certo limite, a empresa poderá cobrar cerca de 7€ por cada GB. Os preços normalmente variam entre os 15€ e os 35€ por mês e tem acesso a uma série de novos recursos, como diferentes categorias, subcategorias e certificados.

Apesar de a maioria do trabalho ser feito através da interface GUI, precisa de algumas habilidades básicas de codificação para conseguir configurar a sua loja conforme aquilo que precisa. Além disso, a pagina com as características dos produtos é relativamente fraca. Mas, talvez o verdadeiro fator que torna esta plataforma mais limitada seja o facto de ela controlar a largura de banda. Isso porque, ela irá pedir-lhe cada vez mais dinheiro à medida que a sua loja vai crescendo.

 

Interface:

 

Painel VolusionFonte: Shivarweb

 

Prós:

  • Muito fácil de utilizar
  • Suporta diferentes sistemas de pagamento
  • Uma excelente aplicação móvel
  • Acesso gratuito a ferramentas de SEO
  • Fácil análise e geração de relatórios
  • Grande variedade de temas gratuitos
  • Quantidade de produtos ilimitada
  • Cálculo instantâneo de taxas de envio e impostos

 

Contras:

  • Poucos recursos
  • Precisa de ter habilidades mínimas de codificação
  • Não tem integração com PLA’s e Pinterest
  • Tem um limite mensal de largura de banda
  • Função de pesquisa de produtos fraca
  • Aplicações limitadas

 

9 – OpenCart

 

OpenCart

 

O OpenCart é uma plataforma alternativa gratuita relativamente moderna e que permite aos seus utilizadores a criação de sites com uma aparência profissional que depois podem personalizar conforme as suas necessidades. Além disso, existem empresas de desenvolvimento que reduzem os obstáculos e oferecem serviços personalizados ricos em recursos para poder desenvolver a sua loja.

A documentação é muito boa e possui uma base de utilizadores bastante robusta. Além disso, a plataforma também oferece suporte a milhares de plugins e módulos de terceiros, que, na verdade, é o que a maioria dos clientes de serviços de comércio eletrónico precisam.

 

Interface:

 

Painel do OpenCart Fonte: Opencart

 

Prós:

  • Ideal para a maioria dos tipos de lojas
  • Bastante flexível
  • Suporta vários gateways de pagamento
  • Configuração inicial muito rápida
  • Completamente gratuita e de código aberto

 

Contras:

  • Não é muito fácil de utilizar
  • Suporte pouco acessível
  • Documentação complexa para leigos
  • Não é a plataforma mais fácil de utilizar
  • Poucos plugins disponíveis

 

10 – Squarespace

 

Squarespace

 

Se precisa de iniciar um negócio on-line e tem um portfólio de produtos relativamente pequeno, o Squarespace pode ser exatamente aquilo que precisa para começar a sua atividade.

A plataforma tem uma excelente ferramenta para a criação de sites e oferece vários modelos que pode escolher para personalizar a sua loja de comércio online.

Basicamente conseguirá construir uma excelente loja online com apenas alguns ajustes. O plano mais barato custa cerca de 20€ por mês e o pacote mais avançado custa cerca de 50€. Se optar pelo pacote mais completo terá acesso a um número ilimitado de páginas, blogs, galerias, colaboradores, um domínio gratuito, armazenamento e muito mais.

Infelizmente uma das desvantagens que pode encontrar em utilizar esta plataforma Squarespace é que ela só aceita pagamentos online através do PayPal e do sistema Stripe.

No entanto, possui alguns recursos de marketing, como AdWords, MailChimp e controlo de afiliados da Amazon.

 

Interface:

 

Painel do SquareSpace Fonte: Squarespace

 

Prós:

  • Ideal para lojas pequenas
  • Muito fácil de configurar
  • Não precisa de ter conhecimento de codificação
  • Possui temas bastante cuidados
  • Pode utilizar as suas próprias fotografias e modelos de produtos
  • O construtor é fácil de navegar
  • Consegue-se trabalhar facilmente no back-end

 

Contras:

  • Não permite a integração com APIs
  • O suporte é limitado
  • Os recursos multicanal são limitados
  • O tempo de carregamento do site é um pouco lento
  • Não possui muitos plugins disponíveis

 

11 – X-Cart

 

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Desenvolvida pela Qualiteam, o X-Cart é uma plataforma rápida, simples e relativamente fácil de utilizar.

É vendida como sendo uma solução completa para as suas necessidades de comércio eletrónico e vem carregada com vários recursos diferentes. O plano de preços começa nos cerca de 200€ por mês e pode ir até aos 400€. Basicamente irá ter acesso a recursos adicionais à medida que vai escolhendo os pacotes mais completos da plataforma.

Na verdade, é uma plataforma poderosa que oferece um número ilimitado de personalizações. Se for um programador experiente poderá facilmente utilizá-la para criar uma excelente loja, tornando-a numa das principais alternativas às soluções mais utilizadas desta listagem.

No entanto, é importante que saiba que se lhe acontecer algum problema, pode não conseguir obter muito suporte da empresa que criou esta plataforma. Muitas das vezes os seus técnicos culpam os servidores dos clientes pelo problema, deixando-os sozinhos a resolver o problema.

 

Interface:

 

Painel X-Cart Fonte: x-cart

 

Prós:

  • Possui uma avançada variedade de recursos
  • O servidor virtual funciona muito bem
  • Fácil de configurar e de utilizar

 

Contras:

  • Desenvolvedores difíceis de contactar
  • Suporte pago e caro
  • Culpam os servidores dos clientes dos problemas

 

12 – Square Online

 

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A Square Online Store é uma plataforma bastante divulgada e que se apresenta como sendo uma solução completa para todas as necessidades de comércio eletrónico.

Se as outras plataformas lhe parecerem um exagero para seus planos de negócios, a Square Online Store pode ser uma escolha acertada. A Square é conhecida principalmente pelos seus sistemas de PDV, mas, ultimamente, a sua oferta para sistemas de comércio eletrónico tornou-a bastante popular entre os proprietários de organizações.

Se optar por utilizar esta plataforma pode escolher entre um plano gratuito que lhe irá cobrar uma taxa por cada transação que fizer na sua loja online.

Ao subscrever o serviço irá ter disponível algumas funcionalidades relacionadas com o de carrinho de compras, suporte, produtos ilimitados e muito mais. No entanto, terá alguns recursos limitados e os pagamentos estão limitados apenas ao sistema Square. Para poder utilizar, por exemplo, o PayPal, tem de escolher um plano mais completo da plataforma.

Na verdade, esta plataforma é uma ótima alternativa às outras mais caras, sobretudo para os utilizadores que estão agora a começar o seu negócio online.

Além disso, à medida que a sua loja cresce, pode sempre adicionar mais opções, subscrevendo um plano superior. Pode, por exemplo, aceitar outras formas de pagamento desde que não esteja a utilizar o plano gratuito.

 

Interface:

 

Painel da Loja Online Square Fonte: Squareup.com

 

Prós:

  • Bastante fácil de configurar
  • Possui um plano gratuito
  • Fornece integração direta

 

Contras:

  • Suporta apenas pagamentos pelo sistema Square
  • Precisa de pagar para utilizar o PayPal
  • Fraca escalabilidade
  • Recursos variam conforme o plano

 

13 – Big Cartel

 

grande cartel

 

O Big Cartel foi desenvolvido principalmente para um público muito restrito, que inclui os criadores de conteúdo, artistas e artesãos.

Na verdade, o site pode ser facilmente considerado com uma alternativa direta ao Etsy. As suas principais qualidades são a sua estética limpa e organizada. A empresa criadora desta plataforma anunciou que já ajudou os seus clientes a conseguirem vender mais de 2,5 Biliões de euros em serviços e produtos desde a sua criação em 2005.

Basicamente têm três pacotes diferentes, começando com o pacote Gold que é completamente gratuito e indo até ao pacote Diamond, que custa cerca de 20€ por mês e pode ser utilizado para até 500 produtos ou serviços.

 

Interface:

 

Painel do Grande Cartel Fonte: Big Cartel

 

Prós:

  • Desenvolvida para um nicho específico
  • Fácil de manter e gerir
  • Configuração rápida e simples
  • Recursos básicos suficientes

 

Contras:

  • Funcionalidades muito limitadas
  • Preços pouco competitivos
  • Limita a venda de outros produtos ou serviços

 

14 – Weebly

 

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O Weebly é outra plataforma com serviço de hospedagem incluído muito interessante sobretudo para quem precisa de uma alternativa gratuita às plataformas pagas e está agora a começar o seu negócio.

De facto, a quantidade de recursos que consegue obter com o Weebly não é muito alta sobretudo se compararmos com outras plataformas alternativas como o Shopify. No entanto, o seu plano mais caro é muito mais barato que o plano mais barato do Shopify.

Por isso, se não quiser gastar muito dinheiro com uma plataforma para a sua loja online e quer ter uma ferramenta totalmente funcional, o Weebly pode ser aquilo que anda à procura.

Além disso, se precisa de configurar um site utilizando um construtor simples, o Weebly é uma ótima opção fácil de utilizar e que lhe permite colocar a sua loja online imediatamente. No entanto, se precisar de uma solução que lhe permita uma futura escalabilidade, o Weebly irá dececioná-lo.

 

Interface:

 

Painel do Weebly Fonte: Weebly

 

Prós:

  • Muito acessível
  • Rápido e fácil de começar
  • Publique o seu site em minutos
  • Muitas aplicações e ferramentas
  • Permite a colaboração
  • Nome de domínio grátis
  • Teste grátis

 

Contras:

  • Não permite a escalabilidade
  • Muito simplista
  • Inadequado para grandes lojas

 

15 – PinnacleCart

 

PinacleCart

 

Podemos considerar que a plataforma PinnacleCart é outra excelente alternativa *as plataformas mais populares de lojas de comércio online.

Os proprietários das organizações que querem iniciar a sua atividade com uma loja on-line sem muitos aborrecimentos e despesas podem escolher o PinnacleCart. A configuração do back-end pode ser um pouco desafiadora para quem não tem muita experiência técnica.

Quem quiser utilizar apenas a versão gratuita terá de ativar o PruPay como método de pagamento principal. Se quiser utilizar outros métodos de pagamento terá de optar por uma versão paga.

Além disso, a personalização pode ser um problema no futuro porque a plataforma PinnacleCart não permite uma codificação muito personalizada, o que pode ser uma limitação para quem precisa de uma solução que seja capaz de escalar no futuro.

Uma das principais vantagens é os utilizadores serem livres de escolherem os serviços de alojamento da plataforma ou então terem o seu próprio serviço de alojamento.

 

Interface:

 

Interface PinacleCart

Fonte: PinnacleCart

Prós:

  • Fácil de utilizar
  • Interface amigável para iniciantes
  • Liberdade para escolher o serviço de alojamento

 

Contras:

  • Limitadas forma de pagamento (versão gratuita)
  • Espaço e largura de banda limitados (versão gratuita)

 

16 – Ecwid

 

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O Ecwid é mais outra plataforma alternativa brilhante de comércio eletrónico que pode utilizar na sua organização. Na verdade, serve como uma extensão que permite a ligação com os seus sites existentes e as plataformas das redes sociais como o Instagram, Facebook, Amazon, WhatsApp, etc.

Aliás, até pode utilizar o plug-in desta plataforma para configurar uma loja construída no WordPress.

Oferece várias ferramentas de PDV e opções de gateway de pagamento para ajudar os seus clientes nos pagamentos e consequentemente melhorar as suas vendas. Também pode vender produtos digitais com a plataforma Ecwid, o que em muitos negócios é uma vantagem importante.

Além disso, a plataforma também oferece opções de automação de marketing e um sistema de descontos para os seus clientes.

 

Interface:

 

interface Ecwid

Fonte: Ecwid

 

Prós:

  • Plataforma fácil de utilizar
  • Painel amigável para iniciantes
  • Podem anexar sites existentes
  • Aplicação móvel

 

Contras:

  • Limitado suporte a ferramentas de terceiros
  • Poucas funcionalidades na versão gratuita
  • Designs limitados em opções
  • Falta de escalabilidade
  • Plano gratuito limitado a 10 itens

 

17 – Sellfy

 

egoísta

 

O Sellfy é outra plataforma alternativa perfeita para quem não está familiarizado com os aspetos técnicos da criação de uma loja online.

Pode criar uma loja gratuitamente com o Sellfy, mas estará limitado apenas à utilização de dez produtos e se quiser mais terá de subscrever uma versão paga. Pode optar pelo pacote mais básico que custará cerca de 22€ por mês ou então um pacote premium mais completo que custará cerca de 120€ por mês.

É ideal tanto para as empresas que precisam de vender produtos físicos, como também para os empreendedores digitais que precisam de vender produtos digitais, como e-books, áudio ou até mesmo vídeos online.

Terá sempre a garantia da Sellfy porque ela oferece uma opção de reembolso de 30 dias, caso não goste da sua plataforma.

 

Interface:

 

Interface do SellfyFonte: Sellfy

 

Prós:

  • Opção de reembolso
  • Não restringe o tipo de produtos ou serviços
  • Opção de personalização por código
  • Opções de automação de marketing

 

Contras:

  • Versão gratuita muito limitada
  • Versão gratuita não personalizável
  • Taxa de processamento de pagamento
  • Versão gratuita só permite 10 produtos

 

18 – Wix

 

Wix Shopify site alternativo

 

O Wix é uma das plataformas mais conhecidas do mercado e possui um sistema de construção de sites muito completo. É uma empresa de desenvolvimento web que fornece aos seus clientes as ferramentas necessárias para poderem criar o seu próprio site, blog ou loja online.

Além disso, possui uma aplicação móvel da loja online que lhe permite editar e gerir a sua loja em qualquer lugar. Vem com o sistema Wix Email Marketing, que permite os seus utilizadores enviarem os seus e-mails de marketing inserindo por exemplo as informações sobre os seus produtos diretamente no corpo das mensagens.

No entanto, a maior desvantagem desta ferramenta é que não é muito adequada para ser utilizada com grandes lojas. Basicamente porque a navegação do site ficará muito limitada à medida que os sites vão crescendo.

De qualquer maneira, utilizando a plataforma da Wix o comércio eletrónico online torna-se muito simples de configurar e gerir sobretudo para as pequenas e médias empresas, graças ao seu preço razoável e os seus recursos básicos.

 

Interface:

 

18 melhores plataformas para lojas de comércio online 11Fonte: Wix

 

Prós:

  • Mais de 900 modelos personalizáveis
  • Editor de arrastar e largar
  • Fácil de utilizar, ideal para iniciantes
  • Versão gratuita
  • Ferramentas SEO avançadas
  • Aplicação móvel Wix Mobile POS
  • Campanhas de e-mail personalizadas
  • Mais de 180 idiomas
  • Regras de envio personalizadas
  • Backups integrados e proteção DDoS.
  • Suporte 24 horas por telefone, e-mail e chat.

 

Contras:

  • Poucas opções avançadas de personalização
  • Limitações em termos de otimização de SEO
  • Incompatibilidade com equipamentos móveis
  • Pouco flexível por não foi feita para comércio online
  • Dropshipping requer planos pagos

 

Alojamento da plataforma ou alojamento próprio?

Neste artigo falamos sobre plataformas concorrentes umas delas com o seu próprio serviço de alojamento e outra em que os seus utilizadores podem escolher esse serviço para instalarem a plataforma. Mas afinal de contas qual é exatamente a diferença entre esses dois tipos de alojamento?

Como um comerciante que quer criar uma loja on-line, tem basicamente duas opções disponíveis. Ou escolhe um serviço online de alojamento de sites para instalar a sua aplicação de comércio eletrónico ou então escolhe uma solução que já tenha esse serviço incluído.

Em ambas as soluções terá os principais recursos de que precisa para poder criar a sua loja online. Quer seja o carrinho de compras, as páginas para produtos ou o sistema de gestão de conteúdo que pode utilizar para adicionar ou remover produtos da sua loja.

Se optar por uma plataforma de comércio eletrónico que não tenha o serviço de alojamento incluído, terá que alojar a aplicação no seu próprio serviço de alojamento ou num servidor alugado. Ou seja, a aplicação estará disponível independentemente da infraestrutura de alojamento. Os exemplos mais comuns desse tipo de plataformas são o OpenCart, o Magento e o WooCommerce.

Por outro lado, as plataformas de comércio eletrónico com alojamento próprio normalmente juntam a sua aplicação ao serviço de alojamento. Ou seja, são serviços fornecidos normalmente pelo mesmo fornecedor que normalmente desenvolve e mantém a aplicação e é o dono e o gestor do alojamento. Nesses casos os utilizadores dessas plataformas pagam uma taxa para poderem utilizar os serviços. Muitas plataformas de comércio eletrónico com alojamento próprio são consideradas aplicações de software como um serviço. Tanto o Shopify como o Prestashop são exemplos desse tipo de plataformas de comércio eletrónico com alojamento próprio.

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Conclusão

Como pode comprovar por este artigo não faltam plataformas alternativas no mercado para a criação de lojas de comércio online. A questão muitas vezes é qual delas devemos escolher. Primeiro, o mais importante será perceber quais são realmente os seus requisitos para depois os poder comparar com as funcionalidades de cada uma destas plataformas. Ou seja, se perceber que alguma destas plataformas não consegue responder eficazmente a alguma das suas necessidades não deve investir nessa solução.

No informatico.pt tentamos sempre esclarecer os nossos clientes sobre as vantagens e desvantagens de cada plataforma de comércio online para perceberem se são ou não adequadas para as suas organizações e os seus tipos de negócios.

Se conhece mais alguma plataforma de comércio eletrónico que não listamos neste artigo que considera relevante para as pessoas que andam a procurar uma solução, deixe-nos por favor um comentário a seguir e teremos todo o gosto em inseri-la neste artigo.

 

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António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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