Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

18 melhores plataformas para lojas de comércio online

Como está a ler este artigo, provavelmente anda à procura de uma boa plataforma de comércio eletrónico, talvez para conseguir vender os seus produtos ou serviços. Não se preocupe porque vamos ajudá-lo com isso. Apesar de reconhecermos que existem tantas soluções online que muitas vezes é difícil fazer a escolha acertada.

Por exemplo, a plataforma WooCommerce é um dos sistemas de comércio eletrónico mais popular e utilizado em todo o mundo. Sobretudo porque utiliza código aberto, totalmente personalizável e oferece aos seus utilizadores uma grande liberdade de migração e uma escalabilidade total. Ou seja, à medida que a sua loja cresce, os requisitos necessários também aumentam, e a plataforma que escolher deve ser capaz de se ajustar a isso facilmente.

 

18 melhores plataformas para lojas de comércio online 1

 

Neste artigo, listamos as principais plataformas que pode escolher como o Shopify, o WooCommerce, o Magento, o BigCommerce, entre outras. São os sistemas que consideramos terem os melhores recursos como a categorização de produtos, atualização de stocks e muito mais. O WooCommerce, por causa do WordPress, é um ótimo CMS, isso significa que se também precisa de ter um blog associado à sua loja de comércio eletrónico, definitivamente deve optar por ele em alternativa ao Shopify, por exemplo.

As plataformas digitais são modelos de negócios que funcionam recorrendo a diferentes tecnologias. Trata-se de um sistema online que liga quem produz a quem consome, permitindo uma relação de troca, muito além da simples compra e venda. Podem ser utilizadas tanto para trabalho como para lazer e entretenimento. Um exemplo disso são as plataformas de casinos online como a casino-portugal-pt.com. Basicamente é uma plataforma que server como um guia dos casinos online em Portugal. Ajuda os jogadores a conhecerem o mercado de jogos de azar analisando e testando todos os sites de casinos online.

À semelhança destas plataformas de entretenimento também é importante saber escolher uma boa plataforma de comércio eletrónico. Ou seja, deve ser capaz de dar reposta às suas reais necessidades, tanto neste momento como no futuro. Ao continuar a ler este artigo irá encontrar uma lista com as melhores plataformas online de comércio eletrónico que existem atualmente.

Basicamente, listamos a seguir algumas das melhores soluções que existem atualmente no mercado e criamos uma comparação para o ajudar a escolher a melhor plataforma de comércio eletrónico para o seu negócio. Para facilitar o processo, criamos uma pequena tabela que mostramos a seguir e que lhe dá uma ideia melhor sobre as plataformas atuais. Baseámo-nos nos valores e nas classificações que encontramos na plataforma de avaliações g2.com

 

18 melhores plataformas para lojas de comércio online 2

 

No site da G2.com também pode consultar um gráfico muito interessante sobre a classificação de todas as plataformas que existem atualmente no mercado. Quanto mais no lado direto e no todo do gráfico estiver a plataforma, melhor foi a avaliação dos seus utilizadores.

Note que quem lidera a corrida é o Shopify logo seguido da plataforma WooCommerce. Se clicar no icon de uma dessas plataformas será redirecionado para a página do site com todos os dados sobre a avaliação dessas mesma plataforma. Se estiver com dúvidas sobre 2 ou mais plataformas, pode sempre adicioná-las ao sistema de comparação para avaliar lado a lado as características de cada uma.

 

18 melhores plataformas para lojas de comércio online 3

Fonte: G2.com

 

Qual a melhor plataforma de comércio online

Para descobrirmos qual é realmente a melhor plataforma de comércio online, no meio das dezenas ou talvez centenas de alternativas, temos primeiro de as conhecer. No entanto, não precisamos de as avaliar a todas, por isso selecionamos as principais.

Esta analise será muito importante para consegui perceber se as funcionalidades de cada uma conseguem dar resposta às reais necessidades da sua loja online. Isso será útil, quer se dedique à venda de produtos e serviços informáticos, quer o seu mercado seja O Negócio dos Casinos.

Ou seja, selecionamos as plataformas que consideremos mais relevantes e com melhores classificações dos utilizadores. Vamos então aprofundar a seguir o conhecimento sobre cada uma dessas plataformas.

 

1 – Shopify

 

18 melhores plataformas para lojas de comércio online 4

 

Shopify é atualmente uma das melhores plataformas de comércio eletrónico do mercado, especialmente para quem gere empresas maiores. Foi desenvolvida para ajudar as pessoas a criarem a sua própria loja online. É uma plataforma escalável, com centenas de recursos integrados e várias aplicações. Pode vender produtos diretamente no seu site e nos diversos mercados das redes sociais.

Recomendamos Shopify como uma plataforma de comércio eletrónico que ajuda a expandir os seus negócios, sem a necessidade de nenhuma habilidade técnica. Sobretudo para grandes empresas que precisam de expandir as suas lojas porque tem vários recursos de vendas e é fácil de utilizar. Além disso, possui um design elegante e varias ferramentas de marketing. Pode sempre experimentar o Shopify para poder decidir se é realmente o adequado para si.

Com mais de 1.200 aplicações, recursos específicos, como o controlo dos stocks, ferramentas de envio, e uma variedade de planos de preços, a Shopify é uma plataforma que deve ter em conta. Pode ser utilizada por qualquer tipo ou tamanho de loja porque é extremamente escalável.

Possui um poderoso painel de back-end e um impressionante sistema de inventário que o tornam ideal para a gestão de lojas maiores. Pode ser utilizada para a venda em vários canais, incluindo Facebook, Instagram, Amazon e eBay.

O Shopify tem uma incrível biblioteca de aplicações e extensões de terceiros que o ajudam a otimizar o seu negócio. Suporta por defeito mais de 100 soluções de pagamento, além de ter o seu próprio gateway chamado Shopify Payments. O seu serviço de suporte está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e oferece ajuda aos clientes que precisem de resolver um problema ou implementar uma funcionalidade.

No Informatico.pt reconhecemos que o editor do Shopify não é tão intuitivo quanto poderia ser e demora algum tempo até que os utilizadores mais comuns apanhem o jeito. Shopify também tem menos recursos integrados do que as outras plataformas como o Woocommerce. Isso faz com que seja necessário utilizar várias aplicações para conseguir aumentar as funcionalidades da sua loja.

Além disso, a menos que utilize o sistema de pagamentos “Shopify Payments”, terá de pagar taxas de transação elevadas, além de outros custos com os gateways de pagamento. Essas taxas de transação, além de precisarem de aplicações adicionais, também podem aumentar o custo mensal da plataforma.

O Shopify oferece uma avaliação gratuita de três dias, e para o utilizar não precisa de fornecer nenhum dado de pagamento, ou seja, não há nenhum risco nem a plataforma o irá pressionar para subscrever o serviço. Só irá precisar de um e-mail para poder testar o Shopify de forma totalmente gratuita. Depois desse período de avaliação, pode aproveitar os três meses seguintes pagando apenas 1€ por mês.

 

Interface:

 

18 melhores plataformas para lojas de comércio online 5Fonte: Shopify

 

Prós:

  • Ideal para lojas maiores
  • Vendas multiplataforma
  • Funcionalidades e flexibilidade do design
  • Mais de 3.000 aplicações disponíveis
  • Diversas opções de pagamento
  • Suporte ao cliente 24 horas por dia

 

Contras:

  • Não é tão fácil de utilizar como as outras plataformas
  • Excessivamente dependente de aplicações
  • Elevadas taxas de transação
  • Mais caro do que parece

 

2 – WooCommerce

 

Woocommerce

 

De certeza que se fizer uma pesquisa sobre as aplicações de comércio eletrónico que existem um dos resultados que irá ter será a plataforma WooCommerce. Para muitos empreendedores, o WooCommerce é uma das melhores alternativas ao Shopify, sobretudo porque é uma plataforma totalmente gratuita, de código aberto. Além disso, em termos da experiência dos utilizadores ocupa os primeiros lugares nas suas classificações. Aliás, em muitos aspectos, alguns utilizadores até consideram o WooCommerce como sendo muito melhor que o Shopify.

No entanto, reconhecemos que a sua escalabilidade é um pouco complicada porque precisa de investir na versão mais cara para conseguir utilizar as funcionalidades mais avançadas. Fora isso, o WooCommerce tem tudo o que precisa para conseguir construir um site em questão de minutos.

É uma plataforma responsiva compatível com equipamentos móveis, muito fácil de configurar. Com esta plataforma só tem que pagar pelo alojamento, ao contrário do Shopify, que tem de pagar uma subscrição mensal. Ou seja, pode utilizar os recursos avançados pagando apenas uma vez. No entanto, lembramos que a solução de problemas não é um dos pontos fortes da plataforma WooCommerce.

Se utilizar soluções confiáveis ​​de alojamento de comércio eletrónico, pode aumentar significativamente a velocidade do seu site na plataforma WooCommerce. Além disso, pode utilizar milhares de plug-ins como, por exemplo, os controlam os carrinhos abandonados para conseguir aumentar o desempenho e as vendas da sua loja.

 

Interface:

 

Painel Woocommerce Fonte: WooCommerce

 

Prós:

  • Sem taxas de transação
  • Integração perfeita com o WordPress
  • Milhares de plugins com todas as funcionalidades
  • Muito fácil de configurar
  • Sem limite de número de produtos

 

Contras:

  • Não inclui o serviço de alojamento
  • Precisa de ter algumas habilidades técnicas
  • Pode ser um pouco instável

 

3 – BigCommerce

 

Bigcommerce

 

BigCommerce é uma ótima solução se quer ter uma experiência de utilização que seja simples e sem grandes problemas. É uma plataforma onde tem a flexibilidade de utilizar um editor de arrastar e largar para conseguir configurar o seu site.

Além disso, a plataforma possui uma variedade impressionante de temas diferentes, apesar de apenas sete desses temas serem gratuitos. Ou seja, se quiser utilizar um tema premium terá de o comprar, mas que de qualquer maneira o torna melhor que algumas das outras plataformas em termos de personalização.

No entanto, se compararmos o tempo que um site que utiliza o BigCommerce demora a carregar totalmente em relação a outras plataformas, reconhecemos que é um sistema um pouco lento.

Os preços começam em cerca de 30€ por mês, para o plano mais básico e vão até 300€ por mês para os planos mais completos. Basicamente, os custos desta plataforma de vendas online variam dependendo do número de mercadorias que vende e da receita que gera no seu site.

 

Interface:

 

Interface BigCommerce Fonte: BigCommerce

 

Prós:

  • Possui ferramentas de edição visual de arrastar e largar
  • Mais de 55 gateways de pagamento sem taxas de transação
  • possibilidade de venda multi-canal
  • Várias aplicações e recursos gratuitos
  • URLs totalmente personalizáveis ​​e funções SEO
  • Ideal para diferentes modelos de negócio

 

Contras:

  • O preço pode parecer um pouco complexo
  • Um pouco difícil de configurar
  • Apenas 7 temas gratuitos
  • Velocidade de carregamento inconsiste

 

4 – Magento

 

magento

 

Provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a plataforma de comércio eletrónico chamada Magento. Em 2011 a empresa foi comprada pelo eBay e mais recentemente em 2018 foi comprada pela Adobe. É uma plataforma bastante popular, ideal para as organizações com lojas e possui uma comunidade ampla muito forte, estabelecida em todo o mundo.

Se consultar os preços irá descobrir uma das principais razões da popularidade desta plataforma chamada Magento. Na verdade, o preço é muito semelhante ao do WooCommerce, tornando-a uma das suas melhores alternativas. Mas lembramos que, apesar deste software de gestão de conteúdo ser gratuito, terá sempre de pagar pelo serviço de alojamento, pelos temas e pelos plug-ins que queira utilizar e que não sejam gratuitos.

No entanto, o Magento é basicamente uma plataforma CMS que lhe permite concentrar-se na venda de todos os seus produtos através do seu ecossistema de código aberto, o que é ótimo para as organizações que precisam de se expandir. Possui funcionalidades de ponta com mais de 250 mil desenvolvedores disponíveis para o ajudar a configurar uma loja de comércio eletrónico bonita e funcional.

 

Interface:

 

Painel do Magento

Fonte: Magento

 

Prós:

  • É bastante flexível e escaláve